colunas e Blogs
Cristian Toledo
Cristian Toledo

Cristian Toledo

Opinião

CRB x Paraná: acima de tudo, veio a vitória do Tricolor

Por
Cristian Toledo
18/12/2020 02:27 - Atualizado: 29/09/2023 21:14
Higor Meritão é festejado por Jean Victor e Thiago Alves. CRB x Paraná terminou com final feliz para o Tricolor.
Higor Meritão é festejado por Jean Victor e Thiago Alves. CRB x Paraná terminou com final feliz para o Tricolor. | Foto: Douglas Ara/Estadão Conteúdo

CRB x Paraná foi enfim o último ato da agonia tricolor. Esperamos todos que seja. Com um time mais arrumado na defesa e eficiente nos contra-ataques, a vitória veio - 2x0, na noite desta quinta-feira (17), em Maceió. Foi um triunfo do técnico Gilmar dal Pozzo, que arrumou a marcação, e da luta dos jogadores. Apesar de carências técnicas notórias, ninguém deixou de correr. E eles tiraram o Paraná Clube da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro.

Apesar de ter tido uma conduta defensiva muito boa, o mais importante no momento para o Tricolor é vencer. Chegou-se a um momento na temporada em que acima de tudo é preciso somar três pontos. Por isso, por mais que não seja o "time dos sonhos" ou o jeito que se goste de ver futebol, o Paraná Clube tem que fazer sua parte. Em Maceió, isto aconteceu.

CRB x Paraná: os times

O Tricolor mais uma vez ia com uma formação defensiva. Enfim com a zaga ideal, com Renan, Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Jean Victor, havia ainda os três volantes, com Luan se somando a Karl e Higor Meritão. E Thiago Alves seria o principal responsável por municiar Andrew e Bruno Gomes - este voltando ao time. Andrey voltava para o banco e Jhony também.

Pra mim não há nenhum motivo que justifique a ausência de Jhony como titular do Paraná Clube. Ele é, de longe, o melhor volante do elenco. Só haveria uma razão aparente, mas que espero que não seja a real - o fato de ele ainda não ter renovado contrato com o Tricolor, como UmDois noticiou no início da semana. Do lado do CRB, uma legião de 'ex-paranaenses': Reginaldo, Thalisson Kelven, Igor, Wesley, Carlos Jatobá, Luidy e Iago (este no banco de reservas).

Bola rolando

A postura do Paraná era igual à da partida contra o América-MG. Todo o time retornava para o campo de defesa para marcar o CRB, incluindo Bruno Gomes. Mas a eficiência ofensiva já foi diferente no primeiro chute a gol. Higor Meritão fez ótima jogada e mandou no cantinho para abrir o placar. Com a 10, fez um gol que Renan Bressan assinaria.

Com a vantagem, a estratégia tricolor cabia ainda mais. Gilmar dal Pozzo apostava no fortalecimento da defesa com a presença de mais jogadores marcando - uma solução justificável, mesmo com os riscos embutidos nela. No caso deste CRB x Paraná, no primeiro tempo funcionou muito bem. Com as linhas compactas formando um cinturão defensivo, os alagoanos ficavam presos e criavam pouco.

Os donos da casa tinham mais posse de bola, trocavam e acertavam mais passes e tinham mais escanteios. Mas era o Tricolor que estava na frente, com espaço para contra-atacar e com uma consistência defensiva que não se via há um bom tempo. Para manter esse nível de competição, o técnico paranista decidiu voltar do intervalo com Gabriel Pires no lugar de Andrew - o meia fez essa função de extrema marcador nos tempos de Allan Aal.

Um longo segundo tempo

O CRB também fez mudanças no intervalo, botando o time ainda mais no ataque. Com Bill pela esquerda, os alagoanos começaram a encontrar espaço para jogar. Gilmar dal Pozzo tentou prender os zagueiros colocando Bruno Lopes no lugar de Bruno Gomes, e tirou o lesionado Karl para colocar Jhony. E logo depois sacou Meritão para colocar Kaio. Era a hora de trancar a casinha.

O Paraná Clube se defendia bem, mesmo que o segundo tempo parecesse uma eternidade para os tricolores. Os 51 minutos demoraram umas duas horas. Ou, melhor dizendo, 41 minutos demoraram a passar. Depois que Jhony fez um golaço, tudo ficou mais tranquilo. O mais importante foi conquistado. Vencer, neste momento, é a única coisa que garante a permanência da equipe na Série B. Venha do jeito que vier.

Veja também:
De capitão a afastado no Inter, volante tem nova chance no Athletico
De capitão a afastado no Inter, volante tem nova chance no Athletico
Alexandre Pantoja: Cinco lutas para ver antes do UFC Rio
Alexandre Pantoja: Cinco lutas para ver antes do UFC Rio
Libertadores: Em crise, emissora tenta se livrar de contrato
Libertadores: Em crise, emissora tenta se livrar de contrato
Clube europeu quer exercer compra de "joia" do Coritiba, diz jornal
Clube europeu quer exercer compra de "joia" do Coritiba, diz jornal
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Cristian Toledo
Foi um privilégio ter estado com vocês
Despedida

Foi um privilégio ter estado com vocês

No último programa, podcast De Letra debate Athletico, Coritiba e Paraná
Até breve!

No último programa, podcast De Letra debate Athletico, Coritiba e Paraná

Paraná Clube rebaixado pra Terceirona: e os cartolas irresponsáveis?
Opinião

Paraná Clube rebaixado pra Terceirona: e os cartolas irresponsáveis?