Sustos e incertezas antes da Copa do Mundo

Tite e os jogadores da seleção brasileira trabalham em Londres antes da Copa do Mundo da Rússia 2018. Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Eles tiveram o azar de se machucar perto do início da Copa do Mundo, competição máxima para qualquer jogador de futebol.

continua após a publicidade

O ponteiro esquerdo Pepe, o Canhão da Vila, formava o arrasador ataque do Santos e era considerado titular absoluto da seleção brasileira para a Copa de 1958, na Suécia.

COPA DO MUNDO >> agenda de jogos, serviço de TV, notícias

Ainda mais porque o espetacular driblador Canhoteiro, do São Paulo havia sido descartado pelo técnico Vicente Feola por questões disciplinares no próprio clube.

continua após a publicidade

Zagallo, que compunha outra linha ofensiva de primeira, no Flamengo, foi convocado ao lado dos companheiros Joel, Moacir e Dida. Apenas o centroavante Henrique ficou de fora ao perder a disputa com os craques Vavá, do Vasco e Altafini Mazzola, do Palmeiras.

TABELA COPA DO MUNDO >> confira os jogos e os grupos

Pois não há de ver que Pepe se lesionou em um amistoso que a seleção realizou na Itália antes de embarcar para a Suécia e Zagallo ganhou a posição. Por causa dele, mudou o esquema de jogo do time: o 4-2-4 virou 4-3-3 e o resto é história.

continua após a publicidade

Pelé sentiu um estiramento muscular logo no começo da campanha do bicampeonato no Chile e o jovem Amarildo, do Botafogo surgiu para consagrar-se como o Pocesso.

E muitos outros ficaram de fora por causa de problemas físicos. Tostão superou as dificuldades a tempo de jogar na conquista do tricampeonato no México. Foi operado por um deslocamento de retina.

Mas a seleção perdeu por lesões o ataque titular – Reinaldo, Zico e Rivelino – na primeira fase da Copa na Argentina, em 1978.

Careca foi cortado poucos dias antes da estréia na Copa da Espanha, em 1982 e Zico quase não embarcou para o México, em 1986.

Ele sofreu uma torção no joelho por causa do péssimo gramado do Pinheirão em amistoso com o Chile e não rendeu o esperado no Mundial. Chegou a desperdiçar um pênalti decisivo no jogo em que a equipe nacional foi eliminada.

Romário deixou de ir para a Copa da Itália, em 1990 por causa do tornozelo assim como os zagueiros Ricardo Gomes e Ricardo Rocha ficaram de fora na campanha do tetra nos Estados Unidos.

Emerson foi cortado durante um treinamento na caminhada do penta e abriu as portas para o paranaense Kléberson no time titular.

Neymar teve problemas na Copa passada e escapou do vexame dos 7 a 1 para a Alemanha. Voltou a assustar de novo, mas parece estar completamente recuperado. Agora é o meia Renato Augusto que preocupa, assim como Fred.

Confiando na superação dos atletas os técnicos arriscam até o fim na esperança de contar com os jogadores escolhidos para a missão.

Tite está confiante, sem demonstrar excesso de otimismo.

A realidade é que a atual equipe brasileira apresenta bom entrosamento coletivo, equilíbrio entre a defesa e o meio de campo e conta com atacantes temíveis. Poucas seleções possuem o poder de fogo de William, Gabriel Jesus e Neymar.

Está chegando a hora!

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junta-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Exit mobile version