Opinião

Com times famosos envolvidos, esquenta a luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Coritiba perdeu em casa para o Flamengo

Que o nível técnico do futebol brasileiro caiu nos últimos anos, parece não haver mais nenhuma dúvida. Ou será preciso lembrar que a nossa seleção fracassou nas cinco Copas do Mundo disputadas depois da conquista do pentacampeonato em 2002, e que a última vez que um clube brasileiro, o Corinthians, ganhou o mundial de clubes foi há 11 anos.

continua após a publicidade

Muita gente atribui a incapacidade dos cartolas e dos treinadores o retumbante fracasso do outrora festejado futebol verde amarelo. Não precisa ser gênio para perceber que o futebol brasileiro afoga-se em hipocrisia.

+ Leia todas as colunas de Carneiro Neto

Desde que começaram os escândalos que desnudaram vários presidentes da CBF, o selecionado nacional perdeu a referência. Claro que a insistência com técnicos que não evoluíram ou mantiveram verdadeiras panelas nas convocações e durante os mundiais disputados também contribuiu para o profundo desgaste de material através dos anos.

+ Confira a tabela completa do Brasileirão

Mas não devemos esquecer que as novas gerações de jogadores estão deixando a desejar. Basta dar uma olhada se temos algum craque em atividade com o padrão técnico de Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Rivaldo ou Kaká para ficarmos apenas com alguns da última Copa do Mundo vencida pelos canarinhos.

continua após a publicidade

Mas os nossos times também não conseguem mais vencer os europeus nos mundiais e, em algumas oportunidades, sequer conseguiram chegar a final da disputa pelo título.

+ Matemática: confira os riscos de rebaixamento das equipes no Brasileirão

Agora acompanhamos o Botafogo disparado na liderança do Brasileirão e praticamente com as mãos na taça. Mérito da tradicional equipe carioca que, sem espalhafato, marketing ou investimento em jogadores renomados, realiza trabalho exemplar na escolha dos treinadores e dos jogadores. O Botafogo soube tirar proveito da baixa qualidade técnica da maioria dos concorrentes.

Mas o que chama a atenção é que com times famosos envolvidos esquenta a luta contra o rebaixamento. Dos sete últimos colocados, observamos quatro clubes que já foram campeões e eles estão ficando a cada rodada mais enrolados na parte de baixo da classificação.

continua após a publicidade

Goiás e Bahia estão ameaçados enquanto Santos, Vasco, Coritiba e América-MG estão enfiados até o pescoço no desesperador duelo contra a queda para a Série B.

+ Inscreva-se no canal do UmDois Esportes no Youtube

Exit mobile version