Após a debandada de jogadores do Brasileirão por conta da janela de transferências internacional, o Palmeiras tomou a liderança do Flamengo na lista dos elencos mais valiosos da Série A. Porém, o retrato geral é de que os elencos do futebol brasileiro empobreceram depois da Copa do Mundo. Cenário que pode ser visto em campo e que ainda pode piorar até o fechamento completo do mercado europeu no final de agosto.

O montante da avaliação, com a somatória das 20 agremiações, é de 820,13 milhões de euros. A mesma conta, em abril, era de 859,52 milhões de euros segundo o site Transfermarket. Isso por que 13 das 20 equipes tiveram redução de valor de elenco. São eles o próprio líder Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Corinthians, São Paulo, Atlético-MG, Vasco, Botafogo, Sport, América-MG, Chapecoense, Atlético-PR e Ceará.

O principal motivo foi a saída de nomes importantes do futebol brasileiro que elevavam a valia de cada elenco. O Flamengo, por exemplo, ‘empobreceu’ em 12 milhões de euros seu grupo de atletas após com a venda de Vinícius Júnior ao Real Madrid. A quantia só não é maior porque o Mengo também se reforçou com atletas, como os atacantes Vitinho e Uribe.

Por outro lado, Cruzeiro, Santos, Internacional, Fluminense, Bahia, Vitória e Paraná aumentaram o valor total de mercado. Entretanto, as quantias são mínimas. A exceção é o Santos.

O Peixe teve um salto de valor de elenco de 53 milhões euros para 63 milhões de euros ao manter Rodrygo pelo menos até 2019 (o jogador se apresenta ao Real Madrid no ano que vem) e ainda contratou os estrangeiros Bryan Ruiz, Dérlis González e Carlos Sanchez.

Vale ressaltar que os números não representam o valor exato que cada jogador será vendido no futuro e tampouco as quantias das cláusulas de rescisão. O ranking é apenas um estudo de mercado feito pelo site alemão especializado em marketing esportivo, mas que tem alto critério de confiabilidade.

Brasileirão: veja o ranking atual completo e a comparação

 

 

###

🔥 Confira ainda 🔥

‘Turner será sufocado pela Globo no Brasileirão 2019’, diz especialista

Veja quais clubes fecharam com a Globo direitos do Brasileirão

Globo paga menos a clubes que fecharam contrato com rival do SporTV

Simulação mostra como fica o Brasileirão dividido entre Globo e Turner

Participe da conversa!
0