Ranking indica líderes de público e taxa de ocupação no futebol brasileiro

O Brasileirão 2018 leva mais gente ao estádio em comparação com 2017, mas os estádios seguem com uma taxa de ocupação baixa (ver gráfico no fim da postagem).

continua após a publicidade

TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos do Brasileirão

MERCADO: Veja quem chegou e quem saiu do seu clube

Contabilizando todos os jogos deste Brasileirão (até 01/08/2018) é possível observar que apenas três clubes conseguiram uma lotação acima de 50% de seus estádios – Palmeiras, Corinthians e Atlético-MG.

continua após a publicidade

A média é ainda menor do que a do ano passado, quando somente seis times viram suas casas ocupadas em mais da metade dos lugares ofertados – Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, São Paulo e Santos.

Em compensação a média de público tem uma ligeira melhora e a tendência é crescer até o final do ano, com os jogos decisivos. Em 2017, a participação por jogo ficou na casa de 15.975/jogo. Atualmente, em 16 rodadas, o número médio é de 17.616.

O Flamengo, que lidera o ranking, e o campeonato, no quesito número de pagantes por jogo, com 31.217 torcedores, ressaltando-se que é o nono time com mais sócios-torcedores – aproximadamente 100 mil – chega a apenas 49% de ocupação dos jogos nos quais é o mandante. Paga o preço por mandar seus jogos no Maracanã, com capacidade para 78 mil espectadores.

continua após a publicidade

A maior média de lotação é a do Palmeiras, que viu sua casa com mais de dois terços de cadeiras ocupadas neste Brasileirão. Além de conseguir preencher mais lugares, o Verdão tem a maior renda bruta, arrecadando quase 43 milhões até o momento, lembrando que é o quarto time com mais sócios-torcedores do Brasil, com quatro vezes mais sócios que o Rubro-Negro.

Se levado em conta todas as quatro divisões do país, a lista traz dois intrusos à elite como forças de público: As surpresas deste ranking são Fortaleza, líder da série B, em oitavo lugar, com 17,388 presentes na média dos jogos, e o Remo, que não está nem mesmo no zona de classificação para as oitavas da série C, em 14º, com quase 11.000 torcedores em seu estádio.

Outro dado interessante do Remo é o número de sócios-torcedores, com mais de 20 mil, é o 15º time com mais sócios do Brasil, mostrando que a força do futebol no Brasil, vai além dos estados que tem representantes na Série A.

Colaborou: Isabela Starepravo

###
Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

###


###
🔥 Confira ainda 🔥

 ‘Esporte Interativo será sufocado pela Globo no Brasileirão 2019’, diz especialista

Veja quais clubes fecharam com a Globo direitos do Brasileirão

Simulação mostra como fica o Brasileirão dividido entre Globo e Esporte Interativo

Exit mobile version