Ranking aponta a ‘nova ordem de grandeza’ do futebol brasileiro

Ranking dos maiores clubes do Brasil nos últimos 10 anos

A discussão sobre quantos e quais são os grandes clubes do Brasil é complexa e polêmica. A definição de “grandeza” do futebol é variável. Afinal, os quesitos para definir os gigantes do Brasil podem englobar  história, conquistas, dinheiro, torcida e etc.

continua após a publicidade

>> Premiação da Globo no Brasileirão 2019 será cinco vezes maior; veja valores

Por isso, a Gazeta do Povo elaborou um ranking com um recorte atual para medir como está essa disputa. O critério escolhido é simples: títulos e conquistas nos últimos 10 anos.

continua após a publicidade

>> Com novos dias e horários, Globo expande transmissão da Série B

Assim, exclui-se o chamado peso da camisa e mostra quem se faz grande em campo, de forma contemporânea, sem recorrer a critérios como tamanho da torcida ou história gloriosa.

O ranking leva em consideração os feitos entre 2009 e 2018 dos 20 clubes que participam das Séries A e B do Brasileirão. Foram computados títulos regionais, nacionais e internacionais, cada um com um peso diferente. Também valem pontuação as campanhas até determinadas fases dos principais torneios disputados. O peso das pontuações foram escolhidos pela editoria de esportes da Gazeta do Povo.

>> Tabela Brasileirão 2019: todos os jogos na TV

continua após a publicidade

Os números de 2019 não foram computados porque a temporada ainda está em andamento. No final do ano, o ranking será atualizado com os valores exatos da década quando serão retiradas as pontuações de 2009 para acrescentar os feitos de 2019.

>> Globo, SporTV, TNT, PFC… Entenda o rateio do Brasileirão 2019 na TV

Exit mobile version