Opinião

Seja Flamengo ou Inter, campeão do Brasileirão 2020 não deixará legado

Flamengo depende apenas de si para ser campeão brasileiro

De um campeão, sempre se espera um legado. Pode ser um modelo de jogo que provoque o sentimento do torcedor pelo futebol como esporte, independente da sua torcida.

continua após a publicidade

Exemplos: o “Carrossel holandês”, de Cruyff, o Brasil de Tostão, Gerson e Pelé, a Alemanha de Neuer, Lahm e Kroos, aquela dos 7 a 1, e o Flamengo de Jorge Jesus.

Pode ser um time de jogadores revelados por um projeto com base na essência e na origem do clube campeão. Exemplo: o Internacional de Carpegiani e Falcão e o Flamengo de Zico.

O futebol brasileiro espera conhecer o seu campeão de 2020. Será um campeão que a história já pode traçar semelhanças com qualquer personagem da obra definitiva de Garcia Marques, “O amor nos tempos do cólera”. No caso, será o campeão nos tempos da Covid-19.

continua após a publicidade

Flamengo ou Inter: campeão deixará legado?

Em tom neutro, sem ver relevância no nome do campeão, resta uma única questão: o futuro campeão deixará um legado para o futebol brasileiro? Nenhum legado ficará, entendo.

O Internacional é um comboio de gladiadores disciplinado pelo treinador Abel para jogar atrás, no tranco físico e fazer na busca do gol uma eventualidade. Tanto que é assim, que a sobra de pontos que escancarava a sua liderança despareceu quando precisou ter qualidade individual e tática contra Athletico e Sport.

esse Flamengo não é construído por ideias, pois seus dirigentes, em especial o presidente Landin, são incapazes. É um time forjado em dinheiro capaz de manter Rodrigo Caio, Filipe Luiz, Arrascaeta e Gabriel.

continua após a publicidade

Dirão que há contradição porque a analise começa citando o legado do Flamengo de Jorge Jesus, de 2019, e esse tem a mesma base. São dois times diferentes: o de Jesus encantava pelo jogo em equilibrava com nobreza todos os setores e as funções.

E, esse de Rogério Ceni, mesmo tendo aquela estrutura individual de Jesus, é absolutamente rústico. Vulnerável, às vezes, precisa voluntariamente ou não, clamar por uma intervenção do VAR como ocorreu na vitória sobre o Inter, no Maracanã.

Seja Inter, ou seja Flamengo, o futebol brasileiro continuará à procura de uma novidade que afaste essa inércia representada pelo fracasso do Palmeiras no Mundial de clubes.

Exit mobile version