Opinião

Paranaense: deu Athletico, Coritiba e os outros. E já digo quem passa…

Em um torneio em que se classificam oito de doze clubes para as fases eliminatórias, não há emoção na última rodada. Por prevalecer a lógica, só há curiosidade para saber a colocação de cada um. É até bom para Athletico e Coritiba que não precisando sacrificar a tradição para ganhar a vaga, administram com um time que a literatura de cada um define como aspirante ou como alternativo. Menos mal que não se cruzem de imediato.  Pelo menos fica a ilusão de um Atletiba futuro e cria a possibilidade dos dois, de um deles, estar na final.

continua após a publicidade

Não sou falso e por isso escrevo. A única esperança de alguma emoção nesse torneio estadual é ser decidido em Atletiba. Bem por isso, a única curiosidade da última rodada da cansativa fase classificatória era saber quem iria terminar na frente: Athletico ou Coritiba?

Com a vitória sobre o Maringá por 3 a 1, deu Coritiba.

Entendo que no futebol atual de equilíbrio, quando solução de classificação ou de título é em dois jogos, o mando do segundo já deixou de ser decisivo. É mais uma ilusão do passado. E afirmo mais: se o meu time tiver que decidir em um clássico, em dois jogos, sempre quero que o primeiro seja na sua casa. Se há equilíbrio quem tem o privilégio da vantagem de placar, tem a capacidade de criar impedimento de reversão.

continua após a publicidade

O Coritiba não se impressionou com o assanhamento do Maringá que fez 1 a 0. Ainda no primeiro tempo com Castán e Andrey fez 2 a 1. E Henrique fez o 3 a 1 na etapa final.

Em Cascavel, Cascavel 3×4 Athletico. Foi o melhor jogo da fase, e o melhor jogo do Furacão. Seu primeiro tempo, quando fez 4 a 1 com os gols de Jader (2), Julimar e Rômulo, foi espetacular. Por continuar jogando aberto, abriu espaços e sofreu três gols de pênaltis. Pênaltis, aliás, que existiram. O comentarista do Furacão Live, excessivamente parcial, quase tirou o brilho do jogo e da excepcional partida do aspirante do Furacão. Está na hora do capitão Nem voltar a comentar.

As disputas das quartas:
Operário x São Joseense:  dá Operário.
Coritiba x Cianorte: dá Coritiba.
Athletico x Londrina: dá Athletico
Maringá x Cascavel: dá Cascavel.

continua após a publicidade
Exit mobile version