Brasileirão, Arena de Itaquera, Corinthians 3×1 Coritiba.
O coxas saíram atordoados de Itaquera. Nem tanto pelo fato de que terminam o turno na zona de rebaixamento, mas pela falta de argumento que sustente uma recuperação.
A derrota para o Corinthians é a prova dessa verdade.
Bem ordenado, jogando em contra-ataques, o Coritiba foi superior no primeiro tempo. Bem por isso, não foi casual o gol de de Murilo, contra, aos 27 minutos do primeiro tempo, desviando a bola de um escanteio.
É verdade que os paulistas têm um técnico, Luxemburgo. Com Bruno Mendéz e Matheus Bidu nas laterais, Wesley no meio, e avançando Renato Augusto, o Corinthians foi arrumado.
Mas não foi só por isso. Por isso, mas principalmente pelo que aconteceu no vestiário do Coritiba. O que ocorreu? Não se tem explicação para que as virtudes do primeiro tempo desaparecessem. Um Coritiba retraído e desatencioso apareceu. Resultado: em 21 minutos, perdia por 3×1.
A queda técnica e tática dos coxas não foi só em razão da melhoria do Timão. Foi porque o seu time terminou o primeiro tempo no limite. E quando se alcança o limite no primeiro tempo, a tendência é cair e perder.
Bem resumido, o problema do Coritiba no campeonato já não é o passado. É o futuro.