Durante um século, o idealismo era o único caminho para se expor o amor por um clube no futebol brasileiro. Era o seu sustento, era a sua vida e, quando essa corria o risco de falecer, ele voltava, intervindo.
Só que com o tempo e os mercadores do futebol, o idealismo esgotando-se, enfraqueceu. Se ainda sobrevive em alguns clubes (Flamengo, Corinthians e São Paulo) já não é mais puro. Lembra bem a desconfiança de Millôr Fernandes: “Desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal”.
Se há alguma censura a se fazer nas sociedades anônimas, é a transigência da lei em não limitar o investimento de estranhos ao clube.
+ Confira a tabela do Brasileirão
À exceção do Cruzeiro, que tem uma relação afetiva com Ronaldo Fenômeno por ter sido seu ídolo como jogador, todas as outras sociedades criadas têm um caráter frio e impessoal, o que as tornam indiferentes ao sentimento da torcida. Nenhum árabe torce pelo Bahia, nenhum americano torce para Botafogo e Vasco.
O Coritiba constituiu a sociedade Coxa S/A e cederá 90% das ações para o fundo de investimentos Treccorp. Nesse tem investidores capixabas, portugueses, italianos e o são-paulino Roberto Justus.
Quer dizer: os mais de cem anos de história que escreveram uma das belas páginas do futebol brasileiro seriam transferidos para um ninho só de estranhos. Não é de se estranhar que algum deles tenha só agora tomado conhecimento do que significa o Coritiba como um valor da nossa sociedade.
+ Confira a tabela da Copa do Brasil 2023
Aos 77 anos de vida, Joel Malucelli não tinha nenhuma razão como empresário para investir no Coxa S/A.
Nessa espécie de sociedade, o investimento significa sacrifícios no início para criar a expectativa de lucro a longo tempo. Ao contrário, Joel tinha fortes razões para não participar porque, mesmo que a sua presença seja apenas simbólica no grupo, não irá negar a sua intervenção quando necessária. E isso traz preocupação.
Mas, aí, o amor próprio de Joel Malucelli, que só divide entre a família e o Coritiba, provocou-o. Tornando-o outra vez disponível ao clube de coração, entendeu participar do fundo de investimento. Será um estranho no próprio ninho.
Joel continua tendo todos os sonhos do mundo. E o Coxa está entre eles.