augusto mafuz

Pelo Athletico, é hora de Mario Celso Petraglia ler o livro que ganhou em 1998

Por
Augusto Mafuz
08/09/2024 10:20 - Atualizado: 08/09/2024 10:22
Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico, em foto do início dos anos 2000
Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico, em foto do início dos anos 2000 | Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo


Na véspera do Natal de 1998, fui dar um abraço e um livro a Mario Celso Petraglia. O livro, era uma reunião das experiências de vida de Richard Edler, um dos maiores publicitários americanos. O nome do livro? "Ah, seu eu soubesse: O que pessoas bem-sucedidas gostariam de ter sabido 25 anos atrás".

Não sei se Petraglia concordou e seguiu alguns dos conselhos lá contidos. Se os ignorou – e se ainda guarda o livro – na página 171 há essa lição:

+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky

“Vinte e cinco anos atrás eu gostaria que alguém tivesse me dito para fazer da próxima perda, a última. Isto significa não tentar salvar uma decisão errada, tentando contornar ou defendê-la. Encare os problemas e os repare, ou então dê o fora”.

Choramingando por aí, o presidente do Athletico dá impressão de que leu o livro. Sentindo-se injustiçado pelas ofensas de arquibancada, está querendo vender o Furacão e dar o fora. Quer usar a alternativa mais cômoda, que é de dar o fora.

Não é a solução. Nesse momento de intensa crise técnica e risco de desequilíbrio financeiro, o que menos o Athletico pode suportar é a saída de Mario Celso Petraglia.

+ Leia todas as colunas de Augusto Mafuz

O que ele precisa é aceitar os erros que vem praticando na administração do futebol,
sem procurar corrigi-los. Se o Athletico ganhou o bicampeonato da Sul-Americana (2018 e 2021) e a Copa do Brasil (2019), foi porque teve time e comando técnico.

A permanência de Martín Varini como técnico é o exemplo definitivo de que, ao não demiti-lo, pretende defender o seu erro. Uma classificação sobre o Vasco, na próxima quarta-feira (11), pela Copa do Brasil, só iria disfarçar o que terá de ser feito caso o Athletico não ganhe do Fortaleza, no sábado (14), pelo Brasileirão.

Ah, tem mais uma lição importante no livro, ainda a tempo de o presidente atleticano aprender: “Não tenha medo ou vergonha de acreditar em Deus, e de amadurecer espiritualmente”.

Veja também:
Brusque x Athletico: saiba onde assistir e palpites - Copa do Brasil - 01/05/2025
Brusque x Athletico: saiba onde assistir e palpites - Copa do Brasil - 01/05/2025
Operário x Vasco: saiba onde assistir e palpites - Copa do Brasil - 01/05/2025
Operário x Vasco: saiba onde assistir e palpites - Copa do Brasil - 01/05/2025
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal

Augusto Mafuz é um dos comentaristas esportivos mais tradicionais de Curitiba, conhecido por sua cobertura do Athletico e outros times da capital. Nascido em Guarapuava em 11 de maio de 1949, Mafuz tem sido uma figura central no j...

twitter
+ Notícias sobre Augusto Mafuz
Thiago Zraik, um "Pescador de Amigos". Andou, andou, andou, e foi embora
Augusto Mafuz

Thiago Zraik, um "Pescador de Amigos". Andou, andou, andou, e foi embora

No balanço do Athletico, Petraglia manipula números com fatos
opinião

No balanço do Athletico, Petraglia manipula números com fatos

O Athletico de Barbieri e a derrota como verdade no futebol
Augusto Mafuz

O Athletico de Barbieri e a derrota como verdade no futebol

Pelo Athletico, é hora de Mario Celso Petraglia l...