O Operário é o único time paranaense que sobreviveu ao primeiro mata-mata da Série D. Por conta do estranho regulamento (a CBF andou fazendo estágio com a Federação Paranaense?), o Fantasma deve jogar praticamente classificado contra o Joinville, algoz do Iraty. Nesta Terceira Fase, as dez equipes jogam em ida e volta o mata-mata, mas os três times eliminados com melhor classificação geral são repescados. O Operário tem a terceira melhor campanha.

Uma possível subida do Operário é boa para todo o estado e pode significar o renascimento do futebol do interior paranaense. A conta é simples: atualmente, o futebol paranaense tem um time na primeira divisão (Atlético) e dois na segunda divisão (Coritiba e Paraná). As duas vagas na Série D são disputadas usando o Campeonato Paranaense (na falta da Copa Paraná, que daria uma delas). Por motivos óbvios, Atlético, Coritiba e Paraná ficam de fora dessa disputa, o que significa que temos cinco times em todas as divisões nacionais.

Se o Operário subir, teremos um time na Série C, que não mais disputaria as duas vagas na Série D (quantidade que pode mudar dependendo do ranking estadual da CBF), o que significa seis times paranaenses disputando alguma competição nacional no segundo semestre. Simples de ver que as outras equipes vão ter mais espaço para também tentar romper a entrada da pirâmide do futebol nacional. Com isso, o Operário tenderá a atrair melhores patrocínios e reforços com mais facilidade. E como sempre algum jogador de qualidade acaba não emplacando, ele pode pintar em outro time do estado.

Então, é benéfico um acesso do Fantasma, que vem tentando subir com um trabalho sério e bem acompanhado por sua incandescente torcida, até para você torcedor do Rio Branco, do Cascavel, do Iraty, do Corinthians Paranaense, do Cianorte, do Arapongas, do Roma Apucarana, do Londrina, do Grêmio Maringá, …

Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo
De agora em diante na Série D deste ano, a alegria destes torcedores do Fantasma pode significar alegrias futuras de torcedores de outros times do estado
Participe da conversa!
0