Considerando a média histórica dos vencedores do Campeonato Brasileiro a partir de 2006, quando passou a ter 20 equipes, o Corinthians (com 19 partidas disputadas na tabela) pode vislumbrar desde já o “jogo da festa”, quando alcançará o ‘número mágico’ para ficar com a taça do Brasileirão 2017.

TABELA: jogos e classificação da Série A

No melhor dos cenários, conquistaria o título de 2017 na 29.ª rodada da atual edição, no jogo contra o Grêmio, no Itaquerão, em 18/10. A média de quem ergueu o caneco desde 2006 é de 75,7 pontos. O Timão está com 47 pontos em 19 jogos na Série A. Logo, precisaria de mais 28 ou 29 pontos para igualar o retrospecto dos campeões. Algo improvável.

Mas se levando em conta que o Timão manterá nas próximas partidas o mesmo nível de aproveitamento que ostenta até o momento (82,5% dos pontos), o clube alcançaria 75 ou 76 pontos em mais 12 jogos. Ou seja, levantaria o caneco diante da Ponte Preta, na 31.ª rodada, no Moisés Lucarelli, em Campinas, último fim de semana de outubro.

Na rodada seguinte, a equipe alvinegra recebe o Palmeiras. Depois, vem a Curitiba para pegar o Atlético. Pela sequência das últimas rodadas, enfrenta Avaí (casa), Fluminense (casa), Flamengo (fora), Atlético-MG (casa) e Sport (fora).

Apenas dentro de casa, a equipe comandada por Fábio Carille tem mais nove jogos, com 27 pontos a serem disputados. Caso vença todas as partidas a partir de agora, contando o jogo contra o Grêmio, na 29.ª rodada, o Corinthians somaria 30 pontos nas próximas dez partidas e superaria a média histórica dos campeões da Série A.

Participe da conversa!
0