Tabela do Brasileirão tem 144 erros, aponta especialista

Erros na tabela do Brasileirão.

A tabela confeccionada pela Confederação Brasileira para o Brasileirão 2017 tem 144 erros, ou seja, exatamente 38% dos 380 jogos. A avaliação é do engenheiro Horacio Nelson Wendel, técnico especialista na formatação de disputas esportivas.

continua após a publicidade

“A tabela do Brasileirão da Série A tem parcialidade clubística flagrante, tem todos os ingredientes para um desinteresse técnico, logístico e comercial da competição”, ataca ele, que foi o autor das primeiras versões dos pontos corridos, em 2003.

Na avaliação de Wendel, a CBF não segue critérios básicos para uma competição igualitária, ignorando a alternância de jogos dentro e fora de casa, a distribuição dos grandes jogos, falta de simetria na distribuição dos clássicos e mandos. Na sua análise, até mesmo a Rede Globo, grande investidora da competição, sai lesada, especialmente no mercado paulista. Confira abaixo.

Entenda os chamados erros da tabela do Brasileirão

Horacio Nelson Wendel faz o cálculo de equívocos aplicando em cada jogo se foi observado estes tópicos abaixo. Confira

Jogos seguidos em casa

continua após a publicidade

“Em nosso projeto, todos os clubes jogam no máximo, duas partidas seguidas em casa e duas partidas seguidas fora de casa. A CBF não tem essa metodologia. O Flamengo, por exemplo, joga cinco vezes seguidas no Rio entre as rodas 21 a 25. E outras duas vezes faz um trio de partidas no Rio. O Corinthians jogará quatro vezes consecutivas em São Paulo, entre rodada 11 e 14”.

Distribuição dos clássicos

“A distribuição dos 12 clássicos do Rio e São Paulo é péssima, concentram-se na primeira metade de cada turno, quando deveriam estar simetricamente distribuídos ao longo dos turnos, ou concentrar-se na segunda metade de cada turno, para aumentar o interesse na reta final. Nas 6 últimas rodadas de cada turno, não há nenhum dos 12 clássicos cariocas e paulistas”

continua após a publicidade

Falta de simetria

“Todos os 66 clássicos entre os 12 maiores clubes do país estão programados de forma equivocada. São quatro clássicos por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre a 3 e 17, com três clássicos na penúltima rodada e três na última rodada, com erro zero. Assim, na primeira metade há 30 clássicos, na segunda metade há 36 clássicos.”

Rio x São Paulo = Globo

“A distribuição de jogos de clubes paulistas e cariocas fora de casa, na mesma rodada, gera distorção na audiência: Corinthians e Palmeiras, líderes de audiência em São Paulo, jogam fora de casa na mesma rodada durante 9 rodadas, permitindo transmissão em TV aberta de somente 9 dos 18 jogos. Se Corinthians e Palmeiras intercalassem jogos em casa e fora de casa, permitiria transmissão de 18 jogos. Vasco e Flamengo, líderes de audiência no Rio, nunca jogam fora de casa na mesma rodada, permitindo transmissão em TV aberta de todos os jogos dos 2 clubes. Por que em São Paulo é diferente, se a metodologia permite?”

Critério técnico

“E o principal critério que reflete desinteresse no segundo turno do campeonato, a CBF não aplica: o certo seria nas 10 primeiras rodadas, os 10 melhores clubes de 2016 jogam contra os 6 piores e os 4 vindos da Serie B. Nas 9 últimas rodadas, os 10 melhores jogam entre si, e os 10 piores jogam entre si.”

Casa e fora

“Até a rodada 18, todos os clubes devem ter jogado 9 vezes em casa e 9 vezes fora de casa, para manter a imparcialidade, para que na rodada 19, 50% dos clubes tenham jogado 10×9, e 50% dos clubes tenham jogado 9×10. Vasco, Santos e Sport jogam até a rodada 18, 10 vezes em casa e 8 vezes fora de casa. Grêmio, Avaí e Ponte Preta jogam até a rodada 18, 8 vezes em casa e 10 vezes fora de casa.”

Brasileirão do desespero: briga contra o rebaixamento agita rodada >> https://t.co/iDJfNLDrgm pic.twitter.com/Ztp9a6YhgR

— Esportiva (@gpesportiva) September 22, 2017

Exit mobile version