Tabela do Brasileirão 2017 é feita para o Flamengo ser campeão, acusa especialista

Everton Ribeiro, do Flamengo. Foto Mowa Press

O engenheiro Horácio Nelson Wendel se dedica a encontrar erros e virtudes nas tabelas de campeonatos. Já fez várias sugestões de melhorias para diversos torneios. Foi um dos mentores das primeiras configurações do Brasileirão por pontos corridos, em 2003 – assim como da tabela de 2001, que culminou no título do Atlético-PR. Tentou como pôde alertar a turma da Primeira Liga para os equívocos deste ano. Já infernizou a Federação Paranaense de Futebol para ajustar falhas grotescas…

continua após a publicidade

Mas desta vez, o catarinense Wendel ficou espantado. “A tabela do Brasileirão 2017 é toda feita para o Flamengo ser campeão. Um absurdo”, avisa ele. O engenheiro não se conforma com a falta de critérios da CBF para confeccionar a ordem dos jogos. “A tabela da Serie A 2017 tem parcialidade clubística flagrante, tem todos os ingredientes para um desinteresse técnico e comercial da competição”, avisa, indicando 73 erros no total.

TABELA: veja a tabela completa do Brasileiro 2017

Veja os erros achados por ele

continua após a publicidade

1) Na parcialidade clubística, o Flamengo joga cinco vezes seguidas na cidade do Rio de Janeiro nas rodadas 21-22-23-24-25, proteção recorde “Onde estará o Flamengo em transmissão para o Rio em TV aberta durante 32 dias?”, questiona. Alguém pode dizer, mas não é turno e returno? Sim!, porém… “Os clássicos quebram essa lógica. Com isso, nunca o Flamengo fará mais do que duas partidas longe da sua torcida carioca”. A vantagem indevida, a partir de 20/8 até 24/9, tem a seguinte sequência de jogos: Atlético-GO, Atlético-PR, Botafogo (fora), Sport e Avaí.

2) O Flamengo jogou três vezes seguidas no Rio nas rodadas 7-8-9 (somou sete pontos) e mais três vezes seguidas no Rio nas rodadas 11-12-13 (somou seis).

3) Com isso, o Flamengo ostenta 11 jogos em casa e 1 jogo fora de casa, em 2 períodos seguidos, de 12 rodadas. “Não há duvida nenhuma que a tabela foi feita, direcionada para o Flamengo ser campeão”, acusa.

continua após a publicidade

Questões comerciais, claro, atormentam Horácio Nelson Wendel, pois ele oferece suas tabelas para os torneios. Diz inclusive que passou estes dados para Mario Celso Petraglia, do Atlético, e outros cartolas. Neste ponto, Wendel vê aberrações envolvendo o Corinthians, também com alguns benefícios.

1) O Corintians jogou 4 vezes seguidas em São Paulo nas rodadas 11-12-13-14 (somou 10 pontos).

2) No returno, o Corintians jogará quatro vezes em São Paulo e uma vez fora de casa contra o Santos, entre as rodadas 21 e 25, o segundo clube mais beneficiado na tabela. “Onde estará o Corinthians em transmissão para São Paulo em TV aberta, que não sai do estado de São Paulo durante 34 dias?”, reforça.  A vantagem indevida, a partir de 20/8 até 24/9, tem a seguinte sequência de jogos: Vitória, Atlético-GO, Santos (fora), Vasco e São Paulo (fora) .

Também acha que a CBF desprezou princípios elementares, como critérios técnicos. “Nas 10 primeiras rodadas, os 10 melhores clubes de 2016 jogaram contra os seis piores e os quatro vindos da Série B. Nas nove últimas rodadas, os 10 melhores jogam entre si, e os 10 piores jogam entre si”, levanta.

TABELA: veja a tabela completa da Série B

LEIA: São Paulo, Palmeiras e Grêmio são desprezados na tabela do Brasileirão 2017

Exit mobile version