São Paulo, Palmeiras e Grêmio são desprezados na tabela do Brasileirão 2017, diz especialista

O engenheiro Horácio Nelson Wendel não se conforma com tabela do Brasileirão 2017. “É toda feita para ajudar o Flamengo”, critica ele, que na outra ponta vê São Paulo, Palmeiras e Grêmio como desprestigiados. “Foram desprezados”, avalia.

continua após a publicidade

O catarinense, que é especialista em confecções de campeonatos, autor de várias disputas, inclusive as primeiras versões do nacional de pontos corridos, vê vantagem para o Rubro-Negro carioca com a disposição de partidas feitas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – leia a reportagem explicando o benefício dado ao Rubro-Negro carioca. Corinthians também ganhou um mimo logístico (algo que não valeu para outros gigantes na composição das rodadas).

TABELA: confira a tabela completa do Brasileiro 2017

“Quando existe um critério para incluir numa tabela de jogos de futebol, este critério precisa abranger todos os clubes e para todas as rodadas do campeonato. Porque formulas matemáticas não admitem trabalho meia-boca”, ataca, explicando a vantagem: “Por causa da disposição dos clássicos regionais, o Flamengo fará 11 jogos em casa e 1 jogo fora de casa, em 2 períodos alternados, de 12 rodadas”.

continua após a publicidade

O especialista não encontra um trabalho homogêneo, prejudicando dois gigantes do país.

“Em qualquer campeonato pelo mundo, a regra geral é de que todos os clubes jogam no máximo duas vezes seguidas em casa e duas vezes seguidas fora de casa. São Paulo, Palmeiras, Santos e Grêmio são os únicos clubes que cumprem as regras na tabela 2017 da CBF. Foram “desprezados”, uma referência irônica, pois CBF sempre está fora das regras. E sem querer, coloca três clubes nas regras“, ataca o engenheiro catarinense.

Horácio não pouca críticas à competição. “A CBF usa e abusa de critérios com aplicação parcial, gerando parcialidade clubística, logística incompleta e confia que a tramoia não será percebida no mar de 380 jogos da tabela”, ataca. “Quando não se consegue aplicação 100% de um critério na tabela, é melhor eliminá-lo, do que aplica-lo com restrições de inúmeros efeitos colaterais”, fecha.

continua após a publicidade

Conheça os 27 critérios do engenheiro Horário Wendel para elaborar tabelas. Estes critérios compõe um software com proteção autoral na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

1) Nas 2 primeiras rodadas de cada turno, cada clube joga 1 vez em casa, e 1 vez fora de casa.

2) Nas 2 ultimas rodadas de cada turno, cada clube joga 1 vez em casa, e 1 vez fora de casa.

3) Quem joga a primeira partida do campeonato em casa, joga a ultima partida do campeonato fora de casa, e vice versa.

4) Quem joga em casa na ultima rodada do turno, joga fora de casa na primeira rodada do returno, e vice versa.

5) Nas 2 primeiras rodadas, não há clássicos locais.

6) Nas 2 ultimas rodadas, não há clássicos locais.

7) Em cada turno, cada clube joga 9 vezes em casa, 9 vezes fora de casa, e o clássico local ou regional.

8) Em cada turno no Rio e São Paulo com 4 clubes, cada clube joga 8 vezes em casa, 8 vezes fora de casa, e os 3 clássicos locais.

9) Em cada rodada, em cidades ou regiões com 2 clubes, um clube joga em casa, e outro clube joga fora de casa.

10) No Rio e São Paulo, em cada rodada, 2 clubes jogam em casa e outros 2 clubes jogam fora de casa.

11) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo no sábado e 1 jogo no domingo.

12) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo na quarta feira e 1 jogo na quinta feira.

13) Sempre em 2 rodadas seguidas, 2 clubes de uma mesma cidade ou região, recebem e visitam 2 clubes de uma outra mesma cidade ou região.

14) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas em casa.

15) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas fora de casa.

16) Nas rodadas dos clássicos locais, um clube joga em casa na rodada anterior ao clássico, e antes disso, fora de casa. O outro clube joga em casa na rodada posterior ao clássico, e depois disso, fora de casa. Para esse efeito, os 2 clubes do clássico local jogam em casa.

17) Os 15 clássicos entre os 6 maiores clubes do Rio e São Paulo, são distribuídos 1 clássico por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.

18) Os 45 clássicos entre os 10 maiores clubes do Rio – São Paulo – Belo Horizonte – Porto Alegre, são distribuídos 3 clássicos por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.

19) Os 3 clássicos de cada rodada de fim de semana, são disputados 1 no sábado, 1 no domingo, 1 na segunda feira.

20) Os 3 clássicos de cada rodada de meio de semana, são disputados 2 na quarta feira em horários diferentes,e 1 na quinta feira.

21) Nas 10 primeiras rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam o maior numero de jogos possíveis, contra os 6 piores e os 4 novos admitidos da Serie B.

22) Nas 9 ultimas rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam entre si em busca do titulo o maior numero de partidas possíveis, os 10 piores jogam entre si para fugir do rebaixamento o maior numero de partidas possíveis, e melhores contra piores jogam o menor número de partidas possíveis.

23) Nos 20 primeiros domingos do campeonato, sempre haverá uma partida as 11 horas da manhã, nunca clássico local.

24) Cada clube joga 2 vezes as 11 horas, 1 vez em casa e 1 vez fora de casa.

25) Na ultima rodada 38, todos os jogos são realizados domingo no mesmo horário.

26) Nenhum clube joga 2 partidas seguidas com intervalo inferior a 72 horas.

27) A sequencia de adversários de cada clube no returno, é a mesma sequencia do turno.

Exit mobile version