O engenheiro Horácio Nelson Wendel não se conforma com tabela do Brasileirão 2017. “É toda feita para ajudar o Flamengo”, critica ele, que na outra ponta vê São Paulo, Palmeiras e Grêmio como desprestigiados. “Foram desprezados”, avalia.

O catarinense, que é especialista em confecções de campeonatos, autor de várias disputas, inclusive as primeiras versões do nacional de pontos corridos, vê vantagem para o Rubro-Negro carioca com a disposição de partidas feitas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – leia a reportagem explicando o benefício dado ao Rubro-Negro carioca. Corinthians também ganhou um mimo logístico (algo que não valeu para outros gigantes na composição das rodadas).

TABELA: confira a tabela completa do Brasileiro 2017

“Quando existe um critério para incluir numa tabela de jogos de futebol, este critério precisa abranger todos os clubes e para todas as rodadas do campeonato. Porque formulas matemáticas não admitem trabalho meia-boca”, ataca, explicando a vantagem: “Por causa da disposição dos clássicos regionais, o Flamengo fará 11 jogos em casa e 1 jogo fora de casa, em 2 períodos alternados, de 12 rodadas”.

O especialista não encontra um trabalho homogêneo, prejudicando dois gigantes do país.

  • ?Na serie A 2017, com 20 clubes e 38 rodadas, a CBF decidiu incorporar na tabela o seguinte critério: todos os clubes jogam no máximo duas vezes seguidas em casa, e no máximo duas vezes seguidas fora de casa. Entre os grandes, conseguiu com Palmeiras, São Paulo, além do Grêmio?, conta. No mesmo grupo dos ?iguais? estão Santos, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Sport, Ponte Preta,
  • ?Com nove clubes (Fluminense, Atlético, Bahia, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-MG e Vitória) estabeleceu três jogos seguidos em casa, alguns mais de uma vez.
  • Tentou conseguir três jogos seguidos para Corinthians e Flamengo, mas a metodologia não encontrou espaço. Então o feitor da tabela elegeu Flamengo com cinco jogos seguidos em casa e Corinthians com quatro jogos seguidos em casa?, completa.

“Em qualquer campeonato pelo mundo, a regra geral é de que todos os clubes jogam no máximo duas vezes seguidas em casa e duas vezes seguidas fora de casa. São Paulo, Palmeiras, Santos e Grêmio são os únicos clubes que cumprem as regras na tabela 2017 da CBF. Foram “desprezados”, uma referência irônica, pois CBF sempre está fora das regras. E sem querer, coloca três clubes nas regras“, ataca o engenheiro catarinense.

Horácio não pouca críticas à competição. “A CBF usa e abusa de critérios com aplicação parcial, gerando parcialidade clubística, logística incompleta e confia que a tramoia não será percebida no mar de 380 jogos da tabela”, ataca. “Quando não se consegue aplicação 100% de um critério na tabela, é melhor eliminá-lo, do que aplica-lo com restrições de inúmeros efeitos colaterais”, fecha.

Conheça os 27 critérios do engenheiro Horário Wendel para elaborar tabelas. Estes critérios compõe um software com proteção autoral na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

1) Nas 2 primeiras rodadas de cada turno, cada clube joga 1 vez em casa, e 1 vez fora de casa.

2) Nas 2 ultimas rodadas de cada turno, cada clube joga 1 vez em casa, e 1 vez fora de casa.

3) Quem joga a primeira partida do campeonato em casa, joga a ultima partida do campeonato fora de casa, e vice versa.

4) Quem joga em casa na ultima rodada do turno, joga fora de casa na primeira rodada do returno, e vice versa.

5) Nas 2 primeiras rodadas, não há clássicos locais.

6) Nas 2 ultimas rodadas, não há clássicos locais.

7) Em cada turno, cada clube joga 9 vezes em casa, 9 vezes fora de casa, e o clássico local ou regional.

8) Em cada turno no Rio e São Paulo com 4 clubes, cada clube joga 8 vezes em casa, 8 vezes fora de casa, e os 3 clássicos locais.

9) Em cada rodada, em cidades ou regiões com 2 clubes, um clube joga em casa, e outro clube joga fora de casa.

10) No Rio e São Paulo, em cada rodada, 2 clubes jogam em casa e outros 2 clubes jogam fora de casa.

11) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo no sábado e 1 jogo no domingo.

12) No Rio e São Paulo, sempre haverá 1 jogo na quarta feira e 1 jogo na quinta feira.

13) Sempre em 2 rodadas seguidas, 2 clubes de uma mesma cidade ou região, recebem e visitam 2 clubes de uma outra mesma cidade ou região.

14) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas em casa.

15) Cada clube joga no máximo, 2 vezes seguidas fora de casa.

16) Nas rodadas dos clássicos locais, um clube joga em casa na rodada anterior ao clássico, e antes disso, fora de casa. O outro clube joga em casa na rodada posterior ao clássico, e depois disso, fora de casa. Para esse efeito, os 2 clubes do clássico local jogam em casa.

17) Os 15 clássicos entre os 6 maiores clubes do Rio e São Paulo, são distribuídos 1 clássico por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.

18) Os 45 clássicos entre os 10 maiores clubes do Rio – São Paulo – Belo Horizonte – Porto Alegre, são distribuídos 3 clássicos por rodada, durante 15 rodadas seguidas, entre as rodadas 3 e 17.

19) Os 3 clássicos de cada rodada de fim de semana, são disputados 1 no sábado, 1 no domingo, 1 na segunda feira.

20) Os 3 clássicos de cada rodada de meio de semana, são disputados 2 na quarta feira em horários diferentes,e 1 na quinta feira.

21) Nas 10 primeiras rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam o maior numero de jogos possíveis, contra os 6 piores e os 4 novos admitidos da Serie B.

22) Nas 9 ultimas rodadas, os 10 melhores clubes do campeonato anterior, jogam entre si em busca do titulo o maior numero de partidas possíveis, os 10 piores jogam entre si para fugir do rebaixamento o maior numero de partidas possíveis, e melhores contra piores jogam o menor número de partidas possíveis.

23) Nos 20 primeiros domingos do campeonato, sempre haverá uma partida as 11 horas da manhã, nunca clássico local.

24) Cada clube joga 2 vezes as 11 horas, 1 vez em casa e 1 vez fora de casa.

25) Na ultima rodada 38, todos os jogos são realizados domingo no mesmo horário.

26) Nenhum clube joga 2 partidas seguidas com intervalo inferior a 72 horas.

27) A sequencia de adversários de cada clube no returno, é a mesma sequencia do turno.

 

 

Participe da conversa!
0