San Lorenzo, o mais abençoado

Twitter/ San Lorenzo
Bergoglio com a camisa do San Lorenzo, time do coração

Tradução da reportagem do jornalista Germán Leza, do La Nacion, da Argentina.

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Papa Francisco, um extraordinário golpe de marketing do San Lorenzo

Nunca imaginei Marcela Nicolau, diretora de comunicação de San Lorenzo, em uma semana em que o time jogou contra o pequeno Columbus, e, portanto, não haveria menor demanda de trabalho, iria viver os dias mais extraordinários e intensos do clube. Nem a campanha de marketing mais cara e criativa teria gerado tanto impacto quanto o Papa torcedor do San Lorenzo.

“Isso é loucura. Incrível, indescritível”, diz Nicolau, do outro lado do telefone. Desde o anúncio de que Jorge Mario Bergoglio seria o novo Papa da Igreja Católica, os dois celulares de Marcela não parou de tocar. Tanto é assim que, em apenas algumas horas, ambos ficaram sem bateria em instantes.

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Depois de o time jogar duas datas fora de casa, Marcela imaginava uma semana para “acomodar algumas coisas”. “Eu quase não dormi”, diz ela, que durante as últimas 16 horas da quarta-feira atendeu gente de todo mundo. “Mais de 50 meios de comunicação estrangeiros entraram em contato em menos de um dia e meio. Polônia, China, Bélgica, Costa Rica, República Tcheca, Colômbia… ‘Chamada da China’, parece estranho. Isso é loucura”.

Assim que a notícia foi divulgada, Bergoglio twittou foto da camisa do San Lorenzo. Em poucas horas, o site do clube já entrou em colapso. “As pessos diziam: queremos ver como podemos chegar até você e adquirir produtos do clube. Tudo isso nos pegou de surpresa”, conta.

Mas o que você quer saber o que a mídia estrangeira? “Anedotas. Qual era a relação do Papa com o clube. Características, sua forma de ser. Qual foi a estranha solicitação que você recebeu? “Eu fui chamado no Brasil, estava viajando para Santa Fé [San Lorenzo joga sábado, contra o Columbus]. Eles [da imprensa brasileira] querem mostrar como são os fãs de San Lorenzo. Nossos jogadores não têm ideia de que seriam ‘soldados do papa’.

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“Eu acho que qualquer campanha de marketing pode ser instalado como o nome do clube e o Papa. No Japão, por exemplo. Isso é sensacional. Estamos orgulhosos “, descreve Marcela, procurando acalmar alguns segundos para pensar sobre tudo o que aconteceu em 36 horas. Mas não há tempo. É 21 horas. A mídia estrangeira espera para entrevistar o presidente, Matthias Lammens.

Em uma missa, o Papa deu uma imagem de San Francisco Lorenzo, em 2008, o centenário do clube. Em maio de 2011 deu outra missa na capela da cidade desportiva, uma doação de outro fã ilustre, o ator Viggo Mortensen, de Senhor dos Anéis.

O clube escreveu uma carta a Bergoglio para parabenizá-lo em nome do “povo do Barça”. “Saiba que para nós não é um papa ou o primeiro papa da Argentina, da América Latina ou dos jesuítas, é o “Papa de San Lorenzo” — ou na linguagem futebolística, o primeiro ‘Papa Corvo’”, diz a carta. Corvo é como são tratados os torcedores do San Lorenzo. A mensagem termina com a saudação e apoio “durante sua árdua tarefa, presente e futuro, depois de a humanidade dos povos, igualdade e justiça social.”

Original
http://canchallena.lanacion.com.ar/1563341-el-papa-francisco-un-extraordinario-golpe-de-marketing-de-san-lorenzo

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