Novíssimo torneio de seleções europeu, a UEFA Nations League começa pra valer nesta quinta-feira (6) com um clássico do futebol mundial logo de cara. A França, atual campeã da Copa do Mundo, visita a poderosa Alemanha nesta quinta-feira (6), às 15h45, em Munique.

O jogão, que terá transmissão na televisão brasileira pelo canal TNT (e também no aplicativo EI Plus), é uma pequena mostra do poderio revolucionário da nova competição

Pelo menos na Liga A, a primeira divisão da competição, os duelos sempre serão de bom nível técnico. Nesta primeira edição, além de franceses e alemães, as seleções de Holanda, Bélgica, Suíça, Islândia, Portugal, Itália, Polônia, Espanha, Inglaterra e Croácia disputam a elite do campeonato — veja todos os grupos abaixo.

Ao invés de seguir com os tradicionais amistosos, a Uefa resolveu utilizar as datas Fifa para uma competição de verdade. E, ao aglutinar seus filiados em duelos valendo título e até rebaixamento, a entidade dificulta o intercâmbio com seleções de outras partes do mundo.

Será muito mais difícil — não impossível, contudo –, que a seleção brasileira encara equipes de alto calibre na preparação para a Copa do Catar, em 2022.

O calendário ainda deixa algumas brechas para embates contra europeus, mas é bom se preparar para mais jogos como Brasil x Estados Unidos ou Brasil x Honduras, que abrem o novo ciclo do técnico Tite à frente da Amarelinha.

Saiba mais sobre a Nations League abaixo:

O que é?

A Uefa Nations League é um torneio que engloba as 55 federações filiadas à Uefa, a UniãoEuropeia de Futebol. Elas foram divididas em quatro ligas (A , B, C e D), de acordo com o ranking da entidade nesta primeira edição.

As duas primeiras divisões têm 12 times cada, enquanto a terceira liga conta com 15 equipes e o quarto nível é formado por 16 participantes.

Como funciona?

Em cada divisão, as seleções são separadas em quatro grupos diferentes. Os participantes se enfrentam em dois turnos – partidas em casa e também fora de casa – entre setembro e novembro de 2018.

Na Liga A, os vencedores avançam às semifinais, o chamado Final Four, e depois disputam a grande final. Os jogos serão entre 5 e 9 de junho de 2019, em sede a ser definida – Itália, Polônia e Portugal já se candidataram para a edição de estreia.

Rebaixamento

Os quatro últimos classificados de cada grupo são rebaixados na próxima edição. A regra de acesso e descenso vale também para as outras divisões. A novidade certamente garante mais competitividade ao campeonato.

Vagas na Eurocopa

Em anos de Euro (2020, 2024, e etc.), cada divisão da Uefa Nations League também definirá um classificado ao principal torneio de seleções da Europa. Sempre em março, haverá um playoff no estilo Final Four em todas as divisões – o campeão leva a vaga.

Caso ele já esteja garantido via Eliminatória, o time mais bem ranqueado da mesma divisão – ou da liga sucessiva, caso necessário – herda o posto.

Grupos da Uefa Nations League 18-19

Liga A

Grupo 1: Alemanha, França, Holanda

Grupo 2: Bélgica, Suíça, Islândia

Grupo 3: Portugal, Itália, Polônia

Grupo 4: Espanha, Inglaterra, Croácia

Liga B

Grupo 1: Eslováquia, Ucrânia e República Checa

Grupo 2: Rússia, Suécia e Turquia

Grupo 3: Áustria, Bósnia e Herzegovina e Irlanda do Norte

Grupo 4: País de Gales, Irlanda e Dinamarca

Liga C

Grupo 1: Escócia, Albânia e Israel

Grupo 2: Hungria, Grécia, Finlândia e Estônia

Grupo 3: Eslovênia, Noruega, Bulgária e Chipre

Grupo 4: Romênia, Sérvia, Montenegro e Lituânia

Liga D

Grupo 1: Geórgia, Letônia, Cazaquistão e Andorra

Grupo 2: Belarus, Luxemburgo, Moldávia e San Marino

Grupo 3: Azerbaijão, Ilhas Faroé, Malta e Kosovo

Grupo 4: Macedônia, Armênia, Liechtenstein e Gibraltar

>> Leia também
>> Tabela detalhada do Brasileirão revela os ‘queridos’ da Globo

>>Globo lança pay-per-view de futebol pela internet a R$ 79,90

>> Ranking Brasileirão: os mais prejudicados e ajudados pela arbitragem

>> Ranking do calote: estudo revela clubes mais endividados do Brasileirão

>> Entenda critérios da Globo para transmissão de jogos do Brasileirão

>> Quanto seu clube irá ganhar de cota da Globo no Brasileirão 2019

>> Mercado da bola: quem seu time está contratando para o Brasileirão

>> Mercado da bola internacional: confira as negociações na janela da Europa

>> TABELA: confira todos os resultados e classificação da Série A

Participe da conversa!
0