Políticos em campo

Já estava nos finalmentes da longa jornada de quinta-feira quando, limpando a caixa de e-mails, me deparei com a foto do Beto Richa junto com os rapazes da Império. Achei a imagem curiosa e imediatamente botei no blog. Coloquei até num post sobre o Paraná, que havia acabado de escrever.

continua após a publicidade

Como a foto falava por si só, nem comentei muito sobre o assunto, imaginando que fosse compreensível que é o absurdo e ridículo um prefeito ficar posando com gesto de torcedor organizado (nada contra os três rapazes, mas sim contra o combo-padrão destas facções, ou de frações delas).

Porém, como um de vocês insinuou nos comentários que eu estava fazendo campanha política, vou explicar claramente o que penso sobre o assunto, para não deixar dúvida. Só não prometo desenhar em um caso extremo porque meu traço é horrível. Teria de pedir socorro ao vizinho virtual Tiago Recchia.

Claramente Beto fez politicagem barata. Posou ao lado dos garotos da Império e fez o gesto símbolo da torcida de olho na eleição do ano que vem. Talvez até tentando apagar a imagem que deixou no lançamento do centenário, ano passado, quando ficou claramente constrangido perante os apelos para que vestisse a camisa do Coritiba.

continua após a publicidade

Acontece que teremos Atletiba daqui duas semanas e o histórico de brigas no clássico é preocupante. Difícil haver dia de jogo na cidade sem briga por terminais e pelas ruas. Com um clássico, a coisa se potencializa. Ônibus são depredados e o cidadão comum que só quer curtir seu domingo de folga fica em risco.

E quando o prefeito posa alegremente ao lado de torcedores organizados fazendo seu gesto característico, de certa forma está endossando aquele comportamento (repito, de parte da facção, não do trio da foto). E aqui não falo especificamente da Império. Serve para a Fúria, a Fanáticos e os comandos destas famiglias.

Se houver distúrbios pela cidade no dia 25, como ficará a cara do prefeito? Será que ele vai posar ao lado de torcedores fazendo gestos e distribuindo sorrisos? Como vai condenar esse tipo de atitude, se na hora de posar por voto os organizados serviram?

continua após a publicidade

E essa crítica é direcionada por haver um fato concreto, mas serve para qualquer outro político. Como também acho absurdo chefe de torcida conseguir se eleger vereador, deputado ou o que seja. Acho absurdo um vereador vir a público dizer que não faz mal torrar 100 milhões em um estádio particular porque a cidade vai receber 4 bilhões. Ou o governo federal embarcar numa aventura de 28,8 bilhões enquanto o esporte brasileiro ainda vive seus tempos de Belíndia – figura de linguagem do meu tempo de colegial, que retratava o Brasil que tem de um lado da rua padrão de vida da Bélgica e do outro, o padrão da Índia.

*****

Moçada, faço o convite a quem estiver pela cidade na segunda-feira acessar o site aqui da firma. Teremos um conteúdo especial sobre os 100 anos, com algumas coisas exclusivas, outras interativas. Enfim, material de primeira. E aqui no Arquibancada Virtual tocaremos um live blogging da redação e do Couto Pereira com tudo o que rolar no centenário. Não percam!

Exit mobile version