Patriotismo?

O tema tem se mostrado bastante polêmico: decorar casas, ruas e monumentos com as cores da bandeira do Brasil. A ideia é formar uma “corrente pra frente” que tem como objetivo lembrar a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo. Neste fim de semana a Prefeitura de Curitiba pintou a estrutura do chafariz da Praça Santos Andrade com as cores verde, amarelo, azul e branco também.

continua após a publicidade

Nos próximos dias, mais próximo do início da Copa (dia 11 de junho, a partir das 11h, com o jogo África do Sul e México), novos adereços serão incluídos na paisagem curitibana. Lanternas verdes e amarelas, além de flâmulas, serão colocadas no Calçadão da Rua XV.


Vários pontos do Centro cidade serão decorados com as cores da bandeira brasileira por causa da Copa do Mundo

As flores que embelezam e dão apelido à rua também serão trocadas por outras que floresçam as cores do Brasil. Pelas calçadas, os nomes de vários jogadores que serviram à seleção em Copas serão escritos. Inclusive, uma estátua de mármore será colocada em local de destaque na Praça Osório em alusão ao futebol brasileiro nos Mundiais.

No começo do mês a Gazeta do Povo publicou uma matéria com orientações para que os torcedores comuns possam ornamentar suas casas e ruas para a Copa do Mundo. Uma, em especial, fica localizada no bairro Abranches mantém uma tradição de várias Copas, graças ao esforço de uma apaixonada torcedora.

continua após a publicidade

A pergunta é: o que você acha de tudo isso? É uma manifestação válida de patriotismo? Ou o patriotismo baseado apenas nos feitos (as vezes defeitos) da equipe de futebol não tem tanto valor como se apregoa? Um desperdício de dinheiro público, afinal tem uma porção de quadras de escolas públicas precisando de uma boa pintura?

Muita gente discorda, muita gente acha bonito e outro tanto vê como uma ilegalidade. E você?

Só sei que se para a Copa da África do Sul a mobilização da prefeitura é grande, imagina como será em 2014.

continua após a publicidade

Leia mais notícias sobre a Copa do Mundo da África do Sul no site especial da Gazeta do Povo

Exit mobile version