Adeus para o Supermando! Adeus para a primeira fasse que não vale tanto! Adeus para o campeonato inchado! O torcedor paranaense se livrou finalmente disso. Porém, uma nova bizarrice foi apresentada no regulamento do Campeonato Paranaense: saldo de gol não conta na final.

Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Dirigentes discutem regulamento do Campeonato Paranaense na sede da Federação

Tal medida existe na Suburbana e na Copa Paraná de Futebol Amador. Suponhamos que um time perca a primeira partida da final por 1 a 0 e na volta arrebente a boca do balão com um sonoro 8 a 0, exemplo citado na matéria de Angelo Binder com informações de Robson de Lazzari. Num regulamento mais convencional, ele poderia dizer que era campeão com todos os méritos e todas as justiças… Aaaaah… É campeão. Mas, com esta sutileza do regulamento do Paranaense 2011, que valerá para 2012 por força do Estatuto do Torcedor, não valerá. Iremos para os pênaltis. E, cá entre nós: seria um pecado dos deuses do futebol que o time que meteu 8 a 0 fosse derrotado nos pênaltis.

A aberração foi aprovada num arbitral em que o Paranavaí não compareceu. Rio Branco, Operário, Cascavel, Cianorte, Arapongas, Roma Apucarana e Corinthians Paranaense votaram a favor da regra. Atlético, Paraná e Iraty foram contrários e queriam que valesse o saldo na decisão. O Coritiba se absteve¹.

A fórmula de disputa do Paranaense 2011, fora a bizarrice da final, é uma das melhores dos últimos 15 anos, mas o gosto pela heterodoxia de nossos dirigentes consegue estragá-la. Não seria uma dose de poesia do destino se um dos times que aprovou esse artigo da final sem saldo fosse o time da goleada derrotado nos pênaltis? Comente.

Caso queira fazer um exercício de criatividade, os comentários estão disponíveis para a sugestão de fórmulas mirabolantes. Exercite.

1 – Atualização das 17h30: O colega Robson de Lazzari explicou que o representante do Coxa na reunião, o advogado Lucas Pedroso, tentou contato com o Felipe Ximenes, que estava em viagem. Depois, na ata, o Coritiba declarou voto pelo saldo de gol, unindo-se aos dois rivais da capital e ao Iraty.

Participe da conversa!
0