Novo coordenador mostra preocupação do Coxa em integrar base e profissional

Quem? Essa é a primeira reação ao ler ou ouvir o nome de Felipe Ximenes como novo coordenador de futebol do Coritiba. Depois de apostar em um ex-jogador (Paulo Jamelli), o clube vai atrás de alguém puramente técnico, com formação acadêmica e experiência futebolística apenas fora das quatro linhas.

continua após a publicidade

O maior cartão de visitas de Ximenes é o trabalho na base do Fluminense. Durante a sua gestão, o clube revelou Tartá, Maicon (hoje na equipe de cima), Marcelo (no Real Madrid) e os gêmeos Fábio e Rafael (atualmente no Manchester).

Outro trunfo de Ximenes é o ótimo trânsito na CBF. Sua relação com Américo Farias é excelente. Não por coincidência que o Flu emplacou dois técnicos recentes nas seleções de base, Lucho Nizzo e Marcos Paquetá. Deve fazer ponte similar para o Coritiba, o que irá valorizar os jogadores.

A contratação de Ximenes é um claro sinal de que o Coritiba quer integrar o trabalho no profissional ao da base, criar um padrão de formação, para que os atletas não precisem passar por um período de adaptação quando chegam ao profissional.

continua após a publicidade

Neste ano o Coxa teve problemas claros na promoção de atletas. O caso mais emblemático é Róger, que simplesmente sumiu no profissional. Voltou para o sub-20 e desandou a fazer gol.

Ximenes tem currículo para conseguir sucesso nessa transição. Precisará comprová-lo no Alto da Glória.

continua após a publicidade
Exit mobile version