
G4, G3 ou G5? A complexa luta pela Libertadores via Brasileirão

Entenda a maluquice que as vagas na Libertadores, graças à interferência da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, virou na reta final do Brasileirão.
CONFIRA a classificação do seu time
publicidade
Caso algum time brasileiro vença a Copa Sul-Americana, este será o quarto representante do país na Libertadores em 2016, assim o G4 irá virar G3. Flamengo, Coritiba, Chapecoense e Santa Cruz estão na disputada pela Copa Sul-Americana, mas destes, apenas o Flamengo tem chances de terminar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão.
O torneio continental pode deixar o suspense para depois de acabado o Nacional, pois a decisão será 7/12, três dias após a última rodada do Brasileiro.
Há um detalhe curioso: se o campeão da Sula terminar em terceiro colocado no Brasileiro, nada muda na prática no Nacional, mantendo o 4º na Libertadores de 2017.
Como o Brasil tem direito a cinco representantes na Libertadores, a última vaga é destinada ao campeão Copa do Brasil. Caso o time que levantar a taça também consiga estar entre os quatro melhores colocados do Brasileirão, o G4 se transforma em G5.
publicidade
Corinthians, Santos, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Internacional, Cruzeiro – os dois últimos sem chance de terminar entre os quatro primeiros. A decisão será em 30/11.
Para ser didático, caso nenhum time brasileiro vença a Sul-Americana e também nenhum dos quatro primeiros ao fim do Brasileirão conquiste a Copa do Brasil, nada muda na faixa azul da tabela: com o quarteto melhor colocado no Nacional se garantido na Libertadores. O torneio continental pode deixar o suspense para depois de acabado o Nacional, pois a decisão será 7/12, três dias após a última rodada do Brasileiro.
Resumo esquematizado
O Brasil tem cinco vagas na Libertadores 2017 e não poderá ter seis.
publicidade
4 via Brasileiro
1 via Copa do Brasil
Se um brasileiro ganhar a Sul-Americana
3 via Brasileiro
publicidade
1 Copa do Brasil
1 Sul-Americana
publicidade