Futebol na África

Albari Rosa
Torcedores estão mais preocupados em se divertir do que torcer.

Repórter branquelo virou atração na arquibancada do Orlando Stadiun no Soweto.

Um jogo de futebol na África do Sul é algo difícil de se imaginar. Só mesmo vendo. Esqueça a Copa do Mundo. O futebol é ruim. E talvez esse seja o motivo para que o estádio, mesmo em uma semifinal de uma competição semelhante a Copa do Brasil, fique meia bomba. Digamos ¼ da capacidade total.

continua após a publicidade

E, note na foto, com exceção de mim, não há mais nenhum homem branco. O que, de certa forma, garante a alegria. Afinal, em 90 minutos da partida entre Orlando Pirates e MP Black Aces, descobrimos, eu e Albari Rosa, o autor da fotografia, que por aqui a rivalidade da lugar ao divertimento – esse será um dos temas do caderno especial que estamos preparando para quando voltarmos.

Em uma partida que decidia a vaga para a decisão na Nedeban Cup, vimos pessoas com camisas de todas as equipes que disputam o torneio reunidas e despreocupadas. E nenhuma briga.

Antes mesmo do jogo, o pessoal não parava de cantar e dançar. Depois da partida, a mesma coisa.

continua após a publicidade

O Estádio fica no Soweto, e lá não tem cinema, é verdade.

Mas, brincadeiras a parte, o futebol por aqui precisa evoluir muito ainda para se tornar algo que valha a pena ser olhado com atenção.

Já os estádios… Esses sim, são e, pelo cuidado que recebem, devem continuar fazendo parte dos melhores e mais conservados do mundo. Até por que, boa parte, é limpa sem nem mesmo ter sido sujado.

continua após a publicidade

Marcio Reinecken

Exit mobile version