Ex-comissário, apresentador da Globo diz ter vivido drama similar ao do voo da Chape

Durante o programa Redação SporTV, nesta quarta-feira (7), o apresentador e narrador da Rede Globo Alex Escobar contou ter vivido uma situação parecida com o que levava a Chapecoense para Medellín.

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Antes de ser jornalista, ele trabalhou por quatro anos como comissário de bordo, três deles em uma empresa de fretamentos. E, em uma viagem entre Venezuela e Brasil, passou por momentos de tensão devido à falta de combustível na aeronave. Detalhe:o piloto não parou para abastecer.

“Trabalhei em uma empresa que já acabou e tinha um avião só, uma situação muito parecida com a da LaMia. Um avião grande, um DC-10, 350 passageiros… A gente fez um voo para Isla Margarita, na Venezuela, com passageiros a bordo, lotado. Na volta viemos para o Rio só a tripulação e, nessa volta, os comissários não sabiam, mas o nosso comandante, numa intenção de economizar, também não pôs combustível no avião”, contou, em participação por telefone.

A tensão foi crescente. “Chegando ao Galeão, a gente encontrou um tempo muito ruim, o aeroporto estava fechado. Mesmo assim o comandante tentou pousar o avião por duas vezes, mas teve que subir, não conseguiu (…) E depois saiu de dentro um companheiro nosso, mecânico que viajava com a gente, chorando. A gente perguntou, e ele relatou que havia um problema de combustível”.

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“Naquele momento havia uma discussão do comandante com a torre da Base Aérea de Santa Cruz (na região oeste do Rio), porque ele resolveu levar o avião para lá, onde o tempo estava melhor. Só que ele não teve o pouso autorizado porque a pista não era homologada para um avião daquele tamanho, enfim, era uma Base Aérea Militar. Ele insistiu, levou o avião para lá em Santa Cruz, e havia um pânico, porque havia o risco da pista se quebrar, do avião varar a pista, por ela ser curta demais. Ainda bem que acabou dando certo, ele pousou. Teve um cheiro de queimado terrível, freou muito forte”.

Prática comum

Escobar afirmou que o procedimento de economizar combustível é comum entre empresas que ofertam voos fretados. “Então as grandes companhias regulares também podem fazer isso de economizar combustível? Essa é uma hipótese que não existe, porque eles sabem que vão ter um voo logo depois e que, se sobrar combustível, ele é aproveitado num voo na próxima hora. A companhia de fretamento muitas vezes não sabe quando vai ter um próximo voo, então por isso fazem essa prática de economizar combustível. Isso quase levou a minha vida e dos meus companheiros naquela oportunidade lá.”

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