Arquibancada Virtual

Ver mais

Levantaram taça! Relembre os campeões do futebol nacional e internacional em 2018

Os campeões do futebol nacional e internacional em 2018.
Os campeões do futebol nacional e internacional em 2018.| Foto:
  • PorEsportes Gazeta do Povo
  • 30/12/2018 15:59

Palmeiras, Cruzeiro e Athletico-PR foram os clubes brasileiros que levantaram as principais taças em disputa na temporada 2018. Mas o grande evento esportivo do ano foi a Copa do Mundo da Rússia que consagrou a França de Mbappé e Griezmann. Relembre os principais campeões do futebol nacional e internacional em 2018.

Copa do Mundo

França campeã do mundo em 2018

A França conquistou o bicampeonato mundial na Copa da Rússia (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

A França não jogou o futebol mais bonito, mas mostrou muita organização e eficiência para conquistar o bicampeonato mundial na Rússia. A equipe comandada por Didier Deschamps deixou Argentina, Uruguai e Bélgica para trás no mata-mata. Na grande final, 4 a 2 diante da surpreendente Croácia. Coroação máxima para a geração de Mbappé, Griezmann, Pogba e Kante.

LEIA TAMBÉM:

A Rússia é só o começo: recheada de garotos, campeã França se credencia a ter hegemonia

De Putin ao Canarinho Pistola: os fatos marcantes da Copa na Rússia

Veja como ficou a seleção da Copa do Mundo 2018

***

Brasileirão

Palmeiras campeão brasileiro de 2018

Palmeiras venceu o Brasileirão 2018 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Palmeiras conquistou o decacampeonato brasileiro em 2o18 após uma arrancada incrível comandada por Luiz Felipe Scolari. O experiente treinador retornou ao clube no meio da temporada. Ele assumiu o Verdão na 17ª rodada e, depois disso, a equipe paulista não perdeu mais. Mesmo utilizando uma equipe reserva em várias rodadas, o Palmeiras arrancou para a liderança e garantiu o caneco com uma rodada de antecedência. Dudu foi o eleito o craque do campeonato.

LEIA TAMBÉM:

Veja a seleção do Brasileirão 2018: time completo, craque, técnico e revelação!

Confira a classificação final da Série A 2018

Veja a seleção com os melhores jogadores do Cartola FC 2018

***

Copa do Brasil

Cruzeiro campeão da Copa do Brasil 2018

O Cruzeiro venceu a Copa do Brasil em 2018. (Foto: Flickr Cruzeiro)

Filme repetido. Assim como em 2017, o Cruzeiro conquistou o título da Copa do Brasil em 2018. A equipe de Mano Menezes venceu os dois jogos da final diante do Corinthians. No duelo decisivo, no Itaquerão, o árbitro de vídeo (VAR) apareceu em lances decisivos. O time mineiro chegou ao sexto título do torneio nacional e se isolou como o maior vencedor da competição.

***

Copa Sul-Americana

Athletico campeão da Sul-Americana 2018

Athletico conquistou a Copa Sul-Americana de 2018 (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

O Athletico (que ganhou um “h” no nome no fim do ano) conquistou o primeiro título internacional de sua história em 2018. Na emocionante final da Sul-Americana, o Furacão venceu o Junior Barranquilla, da Colômbia, na disputa de pênaltis e fez explodir a torcida na Arena da Baixada que registrou recorde de público na decisão.

O título garante ao Rubro-Negro um calendário internacional de relevância para 2019. Vaga na fase de grupos da Libertadores, decisão da Recopa Sul-Americana contra o River Plate (jogos em 20/2 e 6/3) e participação na Copa Suruga, que será disputada no Japão em agosto. O Athletico é o quarto campeão brasileiro do mata-mata continental criado em 2002. Antes, Internacional (2008), São Paulo (2012) e Chapecoense (2016) já haviam levantado a taça.

 

Visualizar esta foto no Instagram.
|

 

Dois ângulos de um momento tenso. #athletico #arenadabaixada #AtleticoPR #atleticopr #sulamericana #sudamericana

Uma publicação compartilhada por Gazeta do Povo Esportiva (@gpesportiva) em


***

Libertadores

Rive Plate campeão da Libertadores 2018

River Plate conquistou a Libertadores em 2018 diante do maior rival. (Foto: AFP)

A Libertadores de 2018 tinha tudo para ter a maior final da história do torneio, mas a decisão entre River Plate e Boca Juniors foi um grande mico e acabou disputada na Europa. Após empate por 2 a 2 no jogo de ida, os rivais argentinos fariam a grande decisão em 24 de novembro no Monumental de Nuñez. No entanto, a torcida do River apedrejou o ônibus do boca no trajeto para o estádio e deixou jogadores feridos.

Vídeos mostram ataque ao ônibus do Boca que adiou a final com River

A finalíssima foi adiada e, após muita briga nos bastidores, foi definido que o duelo derradeiro seria disputado em Madri, na Espanha, em 9 de dezembro. Copa Libertadores ou Colonizadores da América? Depois de novo empate no tempo normal, o River venceu o Boca na prorrogação e conquistou o tetracampeonato.

***

Liga dos Campeões

Real Madrid venceu a Champions em 2018

Real Madrid bateu o Liverpool e conquistou a Liga dos Campeões pelo terceiro ano seguido (Foto: LLUIS GENE / AFP)

A hegemonia do Real Madrid na Europa continuou em 2018. Os merengues conquistaram o 13º título da Champions, o terceiro consecutivo. A final deste ano foi contra o Liverpool. A vitória por 3 a 1 ficou marcada pela contusão do egípcio Salah ainda no primeiro tempo e por dois frangos sofridos pelo goleiro Karius, do time inglês.

A Liga Europa, segundo torneio europeu de clubes mais importante, foi vencido pelo Atlético de Madrid.

***

Mundial de Clubes

Real Madrid venceu o Mundial de Clubes em 2018

Real Madrid conquistou também o Mundial de Clubes em 2018 (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)

O Mundial de Clubes registrou mais uma zebra na semifinal. O River Plate foi derrotado nos pênaltis pelo Al Ain. Na final, porém, o time dos Emirados Árabes Unidos acabou goleado por 4 a 1 pelo Real Madrid. Com a conquista, o time espanhol dispara ainda mais como o maior campeão da história da disputa, com sete canecos.

***

Série B

Fortaleza foi o campeão da Série B 2018.

Fortaleza venceu a Série B 2018. (Foto: JARBAS OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Depois da estreia frustrante como treinador no São Paulo, Rogério Ceni aceitou comandar o Fortaleza em 2018 e conduziu o time à Série A no ano do centenário do clube. A campanha foi muito sólida e a vaga na elite do futebol nacional foi garantida com quatro rodadas de antecedência. O título veio duas rodadas depois. Também conquistaram o acesso CSA, Avaí e Goiás.

Confira a classificação final da Série B 2018

***

Séries C e D

Operário campeão da Série C 2018

Operário venceu outro título nacional em 2018. Desta vez foi a Série C (Foto: José Tramontino/OFEC)

O Operário foi o campeão da Série C 2018. O Fantasma superou o Cuiabá na grande decisão e fez história ao tornar-se o primeiro time a levar a taça de duas divisões do Campeonato Brasileiro em sequência. Em 2017, havia conquistado a Série D. A Quarta Divisão, aliás, teve o Ferroviário-CE como campeão em 2018.

***

Estaduais e regionais

O Paulistão e o Carioca foram definidos nos pênaltis com vitórias de Corinthians e Botafogo, respectivamente. No Rio Grande do Sul, o Grêmio voltou a vencer o Gauchão depois de oito anos. No Paraná, o time de aspirantes de Athletico superou o rival Coritiba. Veja abaixo a lista completa de campeões estaduais.

Dois torneios regionais ainda foram disputados. O Sampaio Corrêa venceu a Copa do Nordeste e o Paysandu levou a Copa Verde.

***

Campeonatos Europeus

A Premier League, a principal liga europeia, foi vencida pelo Manchester City, de Pep Guardiola. A equipe alcançou os 100 pontos, marca nunca antes registrada no país. Veja abaixo a lista com os principais campeões da temporada 2017-18 no Velho Continente:

***

 

Participe da conversa!
0

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.