A bola vai rolar

Vai começar mais um Campeonato Paranaense. Particularmente, não sou fã dos estaduais. Os clubes do interior (daqui e de todo o Brasil) foram saqueados por empresários, viraram quiosques de negociação de jogador. Ganhamos quantidade e perdemos qualidade.

continua após a publicidade

Uma Copa Sul, com os grandes e a nata dos pequenos me parece mais interessante. Preservaria a rivalidade local, renderia mais dinheiro e ainda seria um parâmetro mais fiel do poderio dos nossos times na hora de entrar nas competições nacionais.

Mas, o que temos são os estaduais, e o nosso começa amanhã. Duvido muito que o título saia da capital. A fórmula sem final (brincadeira, tiraram o coração da competição!) reduz praticamente a zero a chance de um novo Paranavaí surgir.

Coritiba e Atlético estão claramente à frente na disputa. Os elencos são mais fortes, os reforços dão mais confiança, a receita é maior. Enfim, têm a obrigação de lutar pelo título. Qualquer coisa fora disso será fiasco.

continua após a publicidade

O Paraná é uma incógnita. Comelli remontou o time e é muito difícil saber o que vai dar desse combinado do interior do Brasil montado na Vila. A prioridade clara, contudo, é montar um time bom para a Série B. E para isso eu penso que o Estadual será bem usado pelo Comelli.

No interior, ao menos no papel Iraty e Toledo têm times mais confiáveis. Se for para apontar duas surpresas, aposto neles.

Londrina e Rio Branco têm a força das nossas duas grandes torcidas fora da capital (entre quem está na Série A local). Os últimos anos, porém, comprovam que só apoio popular não basta. É preciso um time decente.

continua após a publicidade

No resto, é rezar para que os demais não nos envergonhem com desistências, jogadores bizarros, parcerias picaretas, estádios medonhos e outras coisas a que estamos, infelizmente, tão acostumados. Pouco do que eles fizerem, porém, será mais capaz de enxovalhar o nosso futebol do que o Bebê de Rosemary cujo nome fantasia será Corinthians Paranaense.

*****
Reclamei da falta de final. Para mim, ao contrário do Brasileiro, estaduais não têm bala para fases muito longas. Logo o torcedor cai no sono. Neste caso, quanto mais jogos decisivos, melhor. Algo como o Campeonato Carioca, que tem turnos curtos com final e uma decisão.

*****
Será, também, o campeonato do controle remoto. Coxas, atleticanos, paranistas e londrinenses mais acomodados podem até passar o Estadual inteiro na frente da TV, realmente uma ótima opção para dias frios, chuvosos ou simplemente preguiçosos. Ainda assim, não deixe de ir ao estádio, uma das experiências mais bacanas pela qual um ser humano pode passar. E vista a camisa dos nossos clubes! Nada de Curíntia, Parmêra, Vaixco e afins na arquibancada, moçada.

*****
Boa notícia contada pelo Sérgio Bello, na coluna Na Geral de hoje, da Tribuna. Segunda-feira estreia o Tribuna no Futebol, na RIC. Boa sorte ao amigo Cristian Toledo, ao Belo, ao Binho e ao Leandro. E parabéns à direção da RIC, que se junta a RPC, CNT, Paraná Educativa, Transamérica e Mercosul, canais que abrem espaço na sua grade de programação para o esporte local.

Exit mobile version