Os serviços de streaming estão cheios de ótimos documentários sobre esportes. Da vida de Michael Jordan à carreira vitoriosa de Ayrton Senna, das peripécias de Maradona treinando um time pequeno do México ao triunfo de Pelé na Copa de 70, dá para achar de tudo.

Mas existem também filmes menos conhecidos e que merecem ser vistos. Achá-los, às vezes, não é fácil, e alguns estão disponíveis apenas no Youtube, em cópias longe do ideal e sem legendas em português. Mas são filmes extraordinários.

Fiz uma lista de cinco desses documentários sobre esportes menos badalados. Espero que gostem...

Deep Water (Jerry Rothwell e Louise Osmond, 2006)

Reprodução
Reprodução

Um dos maiores documentários que já vi, conta a história da trágica regata solitária de volta ao mundo promovida pelo jornal inglês “Sunday Times” em 1968, com destaque para três competidores: o francês Bernard Moitessier e os ingleses Robin Knox-Johnston e Donald Crowhurst. Não vou dar “spoiler”, mas dá para dizer que os dois primeiros são ícones do mundo náutico, enquanto o terceiro entrou para a história da vela por outros motivos. Disponível no Youtube, com legendas em inglês.

O Equilibrista (James Marsh, 2008)

Reprodução
Reprodução

Sensacional e angustiante história de Philippe Petit, um francês casca grossa que em 1974 tentou atravessar a distância entre as Torres Gêmeas, em Nova York, andando sobre um cabo de aço. Disponível no Amazon Prime Video.

Hoop Dreams (Steve James, 1994)

Certamente um dos grandes documentários esportivos de todos os tempos, conta a história de dois jovens negros dos subúrbios de Chicago, nos Estados Unidos, e seus sonhos de se tornarem jogadores profissionais de basquete. O diretor seguiu os dois rapazes por cinco anos, e suas histórias são tão bonitas e surpreendentes que parecem obras de ficção. Disponível no Youtube, dublado em espanhol.

E Que Golaço! A Cara do Gol! (Felipe Trautwein Barbosa, Henrique Mafei, Guidi Pedro Ferreira de Belo e Theo Ruprecht, 2013)

Feito como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo Faculdade Cásper Líbero, é um documentário muito simples, mas divertido e informativo, sobre o grande José Silvério, ícone da narração esportiva brasileira. Muito legal ver um filme sobre bastidores do rádio e que homenageia Silvério, que teve seu contrato rescindido pela Rádio Bandeirantes em 2020. Disponível no Youtube.

Diego Maradona (Asif Kapadia, 2019)

O britânico Kapadia, diretor de um ótimo documentário sobre Ayrton Senna (“Senna”) centra suas atenções nos anos em que Diego Maradona chegou ao Napoli e transformou um clube perdedor numa máquina de vencer títulos. O filme tem imagens impressionantes de Diego reinando em Nápoles, da veneração dos napolitanos por seu “Dez”, da pancadaria que rolava em campo, e de gols, dribles e jogadas de gênio. Disponível no Youtube.

Participe da conversa!
0