Foto de perfil de André Barcinski

André Barcinski

Ver mais
Opinião

Ótimos filmes sobre esportes, parte 2. E um abacaxi com Pelé e Stallone que precisa ser visto

Pelé em Fuga para a Vitória.
Pelé enfrenta os nazistas dentro de campo.| Foto: Reprodução
  • PorAndré Barcinski
  • 18/02/2021 13:00

Aqui vai a segunda e última parte da lista de bons filmes sobre esportes. Ok, tem um que não é nada bom, mas precisa ser assistido. A primeira parte, "Dez ótimos filmes sobre esportes, parte 1 (além de Rocky, claro)", é só clicar no link.

Ali (Michael Mann, 2001)

Uma excelente cinebiografia do genial boxeador Cassius Clay, mais conhecido por Muhammad Ali, um personagem que não apenas marcou o esporte por suas conquistas no ringue, mas também por suas posições políticas e ativismo social. É, provavelmente, o maior papel da carreira de Will Smith. O diretor Michael Mann, um dos grandes cineastas ainda em atividade, conseguiu fazer um filme de esportes que é também o retrato de uma época. Disponível em: Amazon Prime Video e Now.

Moneyball / O Homem Que Mudou o Jogo (Bennett Miller, 2011)

Não é fácil convencer um brasileiro a curtir beisebol. Morei no EUA e, mesmo que não possa me considerar um grande entusiasta, passei a admirar os detalhes do jogo, que é um dos esportes mais individualistas que existe. No beisebol, as estatísticas de cada jogador são muito importantes. Um time pode perder um jogo, mas um jogador pode triunfar na derrota. “Moneyball” é sobre esse caráter individualista do beisebol. Brad Pitt faz o gerente de um time que, auxiliado por um assistente, interpretado por Jonah Hill, tenta montar um bom time sem dispor de grana ou de grandes nomes. Disponível em: Netflix, Claro Video, Google Play, Apple TV e Microsoft Play.

Jerry Maguire (Cameron Crowe, 1996)

Não apenas um filme sobre futebol americano, mas sobre os bastidores do mercado de atletas profissionais nos EUA. Tom Cruise faz um poderoso agente esportivo que leva uma rasteira profissional e tem de reconstruir a carreira ancorada em seu maior cliente, um arrogante ás do futebol americano, vivido por Cuba Gooding Jr. Uma divertida mistura de comédia romântica e filme de esportes. Disponível em: HBO Go, Now, Google Play, Apple TV e Claro Vídeo.

Tin Cup / Jogo da Paixão (Ron Shelton, 1996)

Se há um esporte pelo qual não tenho o menor interesse, é golfe. Mesmo assim, adoro essa comédia romântica, dirigida pelo craque Ron Shelton (de “Homens Brancos Não Sabem Enterrar”), em que Kevin Costner interpreta um ex-prodígio do golfe que tenta recuperar o prestígio, bater seu nêmesis (Don Johnson) e ganhar a gata (Rene Russo). Muito divertido e bem filmado. Disponível em: HBO GO.

Fuga Para a Vitória (John Huston, 1979)

Esse filme é um abacaxi e nunca poderia entrar numa lista de “bons filmes sobre esporte”. Mas é um dos mais bizarros e divertidos. Sente o drama: Sylvester Stallone lidera um time de presos de um campo de concentração numa partida contra um timaço nazista. A equipe conta com – juro – Pelé, Bobby Moore, Ardiles e vários outros craques, além de Michael Caine, em mais um dos papéis que aceitou para pagar as prestações de casa. Stallone faz o goleiro e Pelé tem uma cena antológica em que descreve sua tática de jogo: driblar o time adversário todinho. Disponível em: Microsoft Play.

Participe da conversa!
0

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.