Cartola FC

Qual o melhor esquema tático para usar no Cartola FC?

O melhor esquema tático do Cartola FC.

Sete esquemas táticos estão disponíveis no Cartola FC.

Uma das principais dúvidas dos cartoleiros, principalmente em início de temporada, é sobre o melhor esquema tático do Cartola FC. Qual eu devo escolher? Qual é o mais eficiente que garante uma pontuação maior? Não há uma fórmula pronta, pois tudo depende da estratégia que você vai adotar na rodada. Para ajudá-los, abaixo eu listo as vantagens e desvantagens de cada um dos sete esquemas disponíveis no game.

continua após a publicidade

—> Clique aqui para seguir as dicas do Professor também no Instagram

4-3-3

É o esquema preferido dos cartoleiros (o meu também). Não à toa. A grande vantagem é ter três atacantes, atletas que tem o maior potencial de pontuação no Cartola por balançarem mais as redes. E o gol, logicamente, é o que rende mais pontos no game (8 pontos para cada gol marcado). Se o artilheiro for o seu capitão na rodada, essa pontuação ainda dobra! No ano passado, nove dos 20 maiores pontuadores do Cartola foram atacantes. Quase metade! Além disso, o 4-3-3 ainda oferece cinco atletas de defesa na equipe (o goleiro, dois laterais e dois zagueiros). Todos já partem com 5 pontos no início da rodada e podem manter esse bônus se o time deles não sofrer gols.

Para ver as nossas dicas do Cartola FC também no YouTube é só clicar aqui e se inscrever no nosso canal.

continua após a publicidade
https://youtube.com/watch?v=wBaoSnjmv_k%3Ffeature%3Doembed

4-4-2

Esquema um pouco mais conservador, pois você abre mão de ter um atacante no time. É válido nas rodadas em que temos muitos meias como ótimas opções e os atacantes mais consagrados não tem jogos tão favoráveis.

5-3-2

Esquema em que a aposta principal está nos defensores. Ele é viável em rodadas em que você aposta alto em conseguir o bônus de saldo de gols, já que são seis atletas de defesa escalados. Já pensou se nenhum deles sofre gols? Já são 30 pontos garantidos. Mas atenção: o risco é grande, pois, se os times “favoritaços” decepcionam e sofrem gols, perdendo o SG, você se dá mal. Por outro lado, se as defesas correspondem às expectativas, o cartoleiro pode mitar.

3-4-3

Esse esquema tem a vantagem de contar com três atacantes, mas você abre mão dos laterais. E existem ótimos laterais no Cartola. Ficar sem eles pode ser um problema. De qualquer forma, é um esquema ofensivo, voltado para quem não está muito confiante em conseguir o bônus de saldo de gols e prefere apostar em meio-campistas mais agudos e um trio de goleadores.

continua após a publicidade

3-5-2

É um esquema que privilegia muito os meias. É difícil de ser usado. Mais voltado para quem aposta em uma combinação de bons volantes ladrões de bola ao lado de meias garçons e/ou finalizadores.

4-5-1

É o esquema tático que acho menos viável. O motivo? Só um atacante no time. Como eu disse, são eles que carregam a maior chance de mitadas. Escalar um só não faz muito sentido.

5-4-1

Outro esquema com só um atacante. Para utilizar apenas se os jogos estiverem bem desfavoráveis para os artilheiros e você quiser apostar alto no bônus de saldo de gols.

Exit mobile version