Cartola FC 2018: qual o melhor esquema tático para escalar o time?

Cartola FC 2018: são sete esquemas táticos disponíveis.

Antes de escolher os jogadores para escalar no Cartola FC 2018, é preciso escolher um esquema tático para o time. Mas qual o melhor para você mitar no game? Já adianto que não há uma única resposta. O 4-3-3 é o mais consagrado, mas tudo depende da estratégia que você vai adotar. Abaixo eu listo as vantagens e desvantagens de cada esquema.

continua após a publicidade

—> Siga o blog  e acompanhe as dicas também no Twitter (@Cartoleiros_GP)

Quer receber as dicas mais quentes do Cartola 2018 no WhatsApp?

4-3-3

É o esquema preferido dos cartoleiros. Não à toa. A grande vantagem é ter três atacantes, atletas que tem o maior potencial de pontuação por balançarem mais as redes. E o gol, logicamente, é o que rende mais pontos no Cartola. Agora com o uso do capitão, os goleadores podem mitar ainda mais. Além disso, o 4-3-3 ainda oferece cinco atletas de defesa no time (goleiro, dois laterais e dois zagueiros). Todos já partem com 5 pontos no início da rodada e podem garantir esse bônus se o time deles não sofrer gol.

continua após a publicidade

3-4-3

Esse esquema também tem a vantagem de contar com três atacantes, mas você abre mão dos laterais. É um esquema ofensivo, voltado para quem não está muito confiante em conseguir o bônus de saldo de gols e prefere apostar em meio-campistas mais agudos e um trio de goleadores.

Veja aqui as dicas de escalação para a 1ª rodada do Cartola FC 2018

5-3-2

É o segundo esquema que eu mais uso (o 4-3-3 ainda é meu preferido). Ele é viável em rodadas em que você aposta alto em conseguir o bônus de saldo de gols, já que são seis atletas de defesa escalados. Oferece risco, pois, se a zebra aparece e os times “favoritaços” decepcionam, você se dá mal. Por outro lado, se as defesas correspondem às expectativas, o cartoleiro se consagra.

4-4-2

Esquema também um pouco mais conservador. É válido principalmente para as rodadas em que alguns meias são ótimas opções e os atacantes mais consagrados não tem jogos tão favoráveis.

continua após a publicidade

3-5-2

É outro esquema que privilegia os meias. É difícil de ser usado. Mais voltado para quem aposta em uma combinação de bons volantes ladrões de bola ao lado de meias garçons e/ou finalizadores.

Valorização: confira aqui como ganhar cartoletas na 1ª rodada do Cartola FC 2018

4-5-1

É o esquema tático que acho menos viável. O motivo? Só um atacante no time. Como eu disse, são eles que carregam a maior chance de mitar. Escalar um só não faz muito sentido.

5-4-1

Outro esquema com só um atacante. Para utilizar apenas se os jogos estiverem bem desfavoráveis para os artilheiros e você quiser apostar alto no bônus de saldo de gols.

***

O blog Cartoleiros está com um canal no Youtube. É só clicar aqui para se inscrever e curtir as dicas em vídeo.

***

Exit mobile version