Com Athletico e Coritiba em grupos diferentes, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu o formato de disputa e as datas da Taça FPF. O início da competição vai acontecer no dia 13 de setembro, enquanto a final está marcada para o dia 6 de dezembro, após o término da Série B do Campeonato Brasileiro.
O torneio vai dar uma vaga na Copa do Brasil 2026 como prêmio ao campeão e teve uma desistência de última hora. O Galo Maringá, que tinha confirmado participação, recuou e ficou de fora da disputa, assim como o Paraná Clube.
“Nosso objetivo, ao criar a Taça FPF, foi o de dar mais calendário para os nossos clubes, além de emprego para os jogadores e oportunidades para todos que se beneficiam do universo do futebol. A vaga na Copa do Brasil, se confirmada, apenas coroa essa nova competição, que tem tudo para ser um sucesso”, diz Hélio Cury Filho, presidente da FPF.
Athletico e Coritiba ficam em grupos diferentes; veja a fórmula de disputa da Taça FPF

LEIA TAMBÉM:
- Fora da Taça FPF, quando o Paraná Clube volta a jogar?
- Coritiba tem mais público, mas fatura menos que o Athletico no 1º turno da Série B
- Ex-Botafogo pede mudança no calendário do futebol brasileiro
Os 10 clubes que vão disputar a Taça FPF foram divididos em dois grupos de cinco (A e B). Os times da mesma chave vão se enfrentar em turno único.
- Grupo A: Athletico, Cianorte, Cascavel, Nacional e Batel
- Grupo B: Coritiba, Azuriz, Foz, Rio Branco e Patriotas
Os quatro primeiros colocados de cada grupo vão se classificar para o mata-mata. Ou seja, apenas os lanternas de cada grupo vão ser eliminados.
A segunda fase começa a partir das quartas de final, sendo que todas as etapas (quartas, semifinal e final) terão jogos de ida e volta. Com isso, a Taça FPF vai totalizar 54 jogos em 11 rodadas.
Athletico e Coritiba vão utilizar os times sub-20
Focados na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, os dois maiores rivais do Estado vão aproveitar para utilizar os jovens das categorias de base.
Com isso, tanto Athletico bem como o Coritiba vão mandar a campo os times sub-20 na Taça FPF. A ideia é dar mais exposição aos atletas dessa categoria para o desenvolvimento e a futura integração ao time profissional.
No Furacão, o técnico responsável será o português João Correia, que liderou a equipe no título do Paranaense sub-20 e chegou a ser o interino do time profissional antes da chegada de Odair Hellmann.
Já no Coxa, o treinador será PC de Oliveira, campeão mundial de futsal em 2008 e ex-auxiliar de Alex.