Números

Veja os riscos de cada time ser rebaixado no Brasileirão

Santos está em situação delicada no Brasileirão

Ao final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) traz a análise dos números consolidados ao término da primeira etapa da competição.

continua após a publicidade

Na zona de rebaixamento desde a 18ª rodada, o Santos é uma das equipes que vive um drama particular no Campeonato Brasileiro. Sem vencer há cinco jogos na competição, a torcida alvinegra começa a temer que o clube possa, pela primeira em sua história, disputar a Série B.

+ Confira a tabela completa do Brasileirão

Na 17ª posição – a primeira dentro da zona de rebaixamento -, o Santos somou 18 pontos em 19 jogos, com quatro vitórias e seis empates. Atrás dele, apenas Coritiba, Vasco e América-MG tem campanhas piores. Na projeção da UFMG, o clube paulista tem 54,5% de risco de ser rebaixo nesta temporada – justamente a quarta pior probabilidade. Os demais clubes no Z-4 têm 75,5%, 76% e 89%, respectivamente.

+ Ranking: Veja a média de público do Brasileirão após o fim do primeiro turno

O Santos nunca disputou a segunda divisão do Brasileirão. Em outros anos, chegou a lutar contra o rebaixamento, mas resistiu. Nesta temporada, além das dívidas, o clube passa por problemas internos. Falcão, então diretor esportivo, entregou seu cargo após denúncias de importunação sexual. Além disso, desde o início do ano, já teve três treinadores: Odair Hellmann, Paulo Turra e Diego Aguirre.

continua após a publicidade

De acordo com a projeção, o risco de rebaixamento nesta temporada inexiste com 50 pontos; a partir dos 45, número “mágico” para as contas dos torcedores das equipes que lutam contra o descenso, as probabilidades são inferiores a 3%. Para chegar a essa marca, o Santos precisaria de 27 pontos no segundo turno – nove vitórias em 19 rodadas.

Além das probabilidades de rebaixamento, o Departamento de Matemática também analisa qual a equipe mais provável de se sagrar campeã brasileira ao final da temporada. Atual líder, com 47 pontos – melhor campanha de uma equipe em aproveitamento ao término do primeiro turno -, o Botafogo tem 90,7% de probabilidade de conquistar o tricampeonato brasileiro em dezembro. Palmeiras, melhor colocado entre os paulistas, soma apenas 2,2%.

Confira a probabilidade de rebaixamento de cada clube do Brasileirão:

América-MG (89,5%)
Vasco (76%)
Coritiba (75,5%)
Santos (54,5%)
Bahia (47,1%)
Goiás (17,3%)
Cruzeiro (11%)
Internacional (9,2%)
Corinthians (6,8%)
Fortaleza (5,3%)
São Paulo (2,9%)
Atlético-MG (2,6%)
Athletico (0,94%)
Cuiabá (0,82%)
Fluminense (0,23%)
Flamengo (0,20%)
Red Bull Bragantino (0,09%)
Grêmio (0,05%)
Palmeiras (0,03%)
Botafogo (0%)

continua após a publicidade
Exit mobile version