Campeonato Brasileiro

G6 do Brasileirão pode virar G7, G8 ou até G9; entenda a briga por vagas na Libertadores

Libertadores

Libertadores

O Campeonato Brasileiro parte para a reta final, e os torcedores começam a fazer contas de olho em uma vaga na Libertadores de 2023. Atualmente, a competição nacional tem um G6, mas ele pode virar G7, G8 ou até G9. A chance de o Brasileirão ter pelo menos um G8 é grande. Entenda por quê.

continua após a publicidade

Para que o G6 vire G9, é necessário que os campeões da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana terminem entre os primeiros colocados do Brasileirão.

A Copa do Brasil está nas quartas de final. Dos oito times ainda vivos na competição, só Atlético-GO e Fortaleza estão distantes da zona de classificação para a Libertadores. Por outro lado, Flamengo, Corinthians, Fluminense, Athletico, América-MG e São Paulo estão no top-11.

A Libertadores já tem os semifinalistas definidos. São três brasileiros, todos nas primeiras posições do campeonato nacional (Palmeiras, Flamengo e Athletico), e um argentino (Vélez). Uma chave da Liberta tem Palmeiras x Athletico. A outra chave tem Flamengo x Vélez.

Por fim, a Sul-Americana também está na reta final. Atlético-GO e São Paulo vão se enfrentar em uma das semifinais, garantindo a presença de um brasileiro na finalíssima. Melgar e Independiente del Valle fazem a outra semifinal.

continua após a publicidade

Atualmente, o São Paulo é o 11º colocado, e o Atlético-GO é o vice-lanterna Então, para que o G6 vire G9, um deles precisaria conquistar o título da Sul-Americana e subir na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

Sul-Americana

O futebol brasileiro também tem direito a seis vagas na Sul-Americana de 2023. Atualmente, os times entre o sétimo e o 12º colocados garantem vaga no torneio. Porém, se o G6 virar G8, por exemplo, o 13° e o 14° iriam para a Sul-Americana.

E se o G6 virar G9, o 15° colocado também garantiria vaga no torneio. Nesse caso, só o 16° colocado e os quatro rebaixados para a Série B não disputariam nenhuma competição sul-americana na próxima temporada.

continua após a publicidade
Exit mobile version