As primeiras convocações do goleiro Pedro Morisco, do Coritiba, e do zagueiro Arthur Dias, do Athletico, foram tratadas pela imprensa europeia como parte da revolução promovida pelo técnico Carlo Ancelotti na seleção brasileira.

Morisco, de 22 anos, e Arthur, de 19, integram o grupo de oito jogadores chamados pela primeira vez para a seleção principal. Também estrearam em uma convocação os goleiros Otávio, do Cruzeiro, e outros cinco atletas: Jair Cunha, Matheuzinho, Mauro Júnior, Breno Bidon e Gabriel Bontempo.

Na França, o Foot Mercato classificou as mudanças como uma “revolução” de Ancelotti. O portal destacou as idades e os clubes de Morisco e Arthur Dias ao apresentá-los entre os novatos escolhidos pelo italiano para iniciar o processo de reconstrução da equipe nacional.

O veículo francês também relacionou a renovação da lista ao planejamento do Brasil para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, a Copa América do mesmo ano e a Copa do Mundo de 2030. A publicação observou que Ancelotti priorizou atletas jovens e abriu espaço para dez jogadores que atuam no futebol brasileiro.

diario-as-ancelotti
Jornais internacionais repercutem convocação de Ancelotti. Foto: Reprodução

O tradicional L’Équipe também ressaltou a presença de jogadores ainda sem partidas pela seleção principal. Arthur Dias foi citado nominalmente entre as novidades ao lado de Breno Bidon, Gabriel Bontempo, Jair Cunha, Matheuzinho e Mauro Júnior.

No caso de Morisco, o jornal chamou a atenção para a renovação completa entre os goleiros. Ancelotti deixou de fora nomes consagrados como Alisson e Ederson e convocou três jogadores que atuam no Brasil: o camisa 1 do Coritiba, Hugo Souza, do Corinthians, e Otávio, do Cruzeiro.

Jornais espanhóis destacam revolução de Ancelotti

Na Espanha, o jornal AS publicou que “Ancelotti revoluciona o Brasil” ao abordar as 16 mudanças realizadas em relação ao grupo que disputou o último Mundial. Morisco e Arthur foram apresentados nominalmente entre as surpresas da primeira convocação do novo ciclo.

Ancelotti inicia o ciclo da Copa do Mundo de 2030. (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Icon Sport)

O periódico espanhol destacou que o treinador promoveu uma ampla reformulação depois da eliminação brasileira na Copa do Mundo. Segundo a publicação, a “verdadeira era” de Ancelotti na seleção começa com a saída de integrantes da velha guarda e a abertura de espaço para atletas jovens.

O Mundo Deportivo seguiu uma linha semelhante e colocou os dois representantes da dupla Atletiba entre as principais caras novas da equipe. O jornal avaliou que a convocação marca o início de uma nova etapa, com oito estreantes e média de idade inferior a 25 anos.

A publicação também apontou a ausência de nomes experientes como um sinal da mudança de ciclo. Ao mesmo tempo, jogadores como Vinícius Júnior, Raphinha, Bruno Guimarães e Marquinhos foram apresentados como referências para conduzir a nova geração.

Já na Itália, o Sport Mediaset definiu o movimento realizado por Ancelotti como uma “profunda reestruturação” da seleção brasileira. O veículo destacou a presença de vários jovens talentos com idade para disputar os Jogos Olímpicos de 2028 e a intenção de transformá-los na base do Brasil para o Mundial de 2030.

Pedro Morisco e Arthur Dias foram convocados para os amistosos contra Austrália e Índia. O Brasil enfrentará os australianos nos dias 25 e 29 de setembro, em Townsville e Brisbane, respectivamente, antes de encarar os indianos em 3 de outubro, em Calcutá.

Antes de se apresentarem à seleção, os dois poderão ficar frente a frente no Atletiba desta sexta-feira (11), às 21h, no Couto Pereira, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Siga o UmDois Esportes