Os feitos do presente e as glórias do passado
Athletico venceu por 3 a 0 em sua primeira partida da Libertadores na história.
debutes

Libertadores, Caju e Sicupira... Dez estreias marcantes no Athletico

Por
Sandro Moser, especial para UmDois Esportes
24/02/2024 22:34 - Atualizado: 21/03/2024 11:49

Toda história tem um começo. No Athletico, não é diferente. Relembre dez estreias marcantes nos 100 anos do clube.

A lenda do Caju – 30/06/1933 

Em Paranaguá, berço do estado do Paraná, nasceu também a maior lenda rubro-negra. No empate por 2 a 2 contra o time local, Alfredo Gottardi, com atuação destacada, suou pela primeira vez a camisa rubro-negra que herdou do irmão Alberto e da qual seria dono até 1950.

Os primeiros gols de Sicupira – 02/09/1968

“Atacante bom faz gols na estreia.” Eis uma das muitas lições que Barcímio Sicupira Júnior me ensinou. Não podia deixar de ser então que a estreia do atacante que mais fez gols na história do CAP fosse com gol. Gol não, golaço antológico de bicicleta. A lenda começava.

O começo de tudo – Athletico 4 x 2 Universal – 06/04/1924

O Athletico enfrentou o Universal em rodada tripla de amistosos no Estádio Joaquim Américo Guimarães. O CAP ainda jogou com o preto e branco internacionalista, pois a nova jaqueta rubro-negra não ficou pronta. Era o começo de tudo.

O capitão Marrecão disputou o primeiro toss. Seu irmão Marreco fez o primeiro gol. O rival virou e Ary Lima marcou dois, um deles, um golaço que fechou a primeira vitória de virada. O resto, são 100 anos de história.

Éder Aleixo – Athletico 3 x 0 Flamengo – 03/02/1991

A contratação do ponta esquerda Éder Aleixo, um dos destaques da lendária seleção de 1982, foi a mais bombástica da história desde os campeões mundiais Djalma Santos e Bellini.

A estreia de Éder se deu em uma tarde mágica com goleada de 3 a 0 no Flamengo – com gols de André, Carlinhos Sabiá e Tico – seguida de um dilúvio no Pinheirão.

Ilusão com Pé de Vento – Athletico 3 x 0 Apucarana  - 18/03/1995

Estreias têm o dom de iludir. Foi o caso do primeiro jogo de Carlinhos, atacante gaúcho que chegou como principal contratação de 1995. No primeiro jogo na Baixada, ele fez um gol de voleio e provocou a expulsão de vários jogadores do Apucarana.

Impressionou pela velocidade a ponta da imprensa, carente de um ídolo, o apelidar de Carlinhos “Pé de Vento”. Mas o vento virou e um mês depois veio o famigerado Atletiba de Páscoa…

Retorno de Fernandinho – Athletico 4 x 1 Atlético Goianiense –20/07/2022

Revelado no campeonato brasileiro de 2003, com apenas 17 anos, Fernandinho tornou-se um craque internacional com duas Copas do Mundo e carreira brilhante no futebol europeu.

Dezessete anos depois de sua primeira despedida, voltou a vestir a camisa e a tarja de capitão na goleada por 4 a 1 sobre o Atlético Goianiense, dando assistência e comandando o estádio em uma noite especial na Baixada.

Taça Brasil – Atlético 2 x 1 Hercílio Luz – 23/08/1959

Campeão paranaense em 1958, o Athletico foi o representante do estado na Taça Brasil, primeiro torneio nacional de clubes criado pela CBD. O adversário foi o Hercílio Luz, campeão catarinense. No primeiro jogo em campeonatos brasileiros, vitória por 2 a 1 e classificação para a segunda fase.

Primeira Libertadores – Alianza Lima 0 x Atletico 3 – 16/02/2000

“O Athletico é o Brasil na Libertadores”, disse o “bolacha” Luciano do Valle ao abrir a transmissão no estádio Alejandro Villanueva, em Lima, capital do Peru.

Era a primeira partida da primeira Libertadores da América, o campeonato que a torcida do Furacão mais gosta (e mais deseja). O preciso lateral-direito Luisinho Netto fez o primeiro gol, Lucas e Kelly completaram o 3 a 0. Estreia de gala no certame sul-americano.

Primeira transmissão de rádio –Athletico 1 x 1 Coritiba – 02/09/1934

Um clássico “Atletiba” na Baixada foi a primeira transmissão de rádio de um jogo de futebol no Paraná. Rádio Clube (PRB2) – a primeira emissora do Paraná e a terceira do Brasil, criada 10 anos antes.

Os locutores do confronto foram Jacinto Cunha e (sempre ele) Joffre Cabral e Silva, que subiram em uma palanque para ver o match, o primeiro pombal da baixada. Histórico! 

A rivalidade começava – Athletico 2 x 0 Coritiba – 20/04/1924

Há 100 anos, o Torneio Início abria a temporada de futebol. Os jogos eram curtos, com dois tempos de 10 minutos que caso terminasse empatado era decidido pelo maior número de escanteios a favor de um dos times.

Em 1924, aconteceu a primeira competição oficial da nossa história e no primeiro jogo o Athletico venceu o Coritiba por 2 a 0, com gols de Ary e Motta. Começava outra história centenária: a do clássico Atletiba.

Já no primeiro duelo oficial mesmo, valendo os 90 minutos, não tivemos tanta sorte. O placar foi de 6 a 3 para o Coxa, em disputa que aconteceu em 8 de junho de 1924.

+ Confira todos os top 10 especiais dos 100 anos do Athletico

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Top 10
Relembre dez nomes fundamentais do centenário rubro-negro
Personagens

Relembre dez nomes fundamentais do centenário rubro-negro

Ganhando ou perdendo, as dez maiores finais da história do Athletico
Decisões

Ganhando ou perdendo, as dez maiores finais da história do Athletico

Rolê aleatório do Furacão: dez coisas que só acontecem com o  Athletico
Acredite se puder

Rolê aleatório do Furacão: dez coisas que só acontecem com o Athletico

Libertadores, Caju e Sicupira... Dez estreias mar...