Sul-Americana

Tradicional no Uruguai e berço de Cavani: conheça mais do Danubio

Conheça mais do Danubio, rival do Athletico na Sul-Americana

O Athletico enfrenta o Danubio pela primeira vez na história em jogos oficiais. As equipes duelam nesta quarta-feira (24), às 19h, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela terceira rodada do Grupo E da Sul-Americana.

continua após a publicidade

Na teoria, o time uruguaio é o adversário mais forte da chave. O Danubio foi fundado em 1º de março de 1932 e é considerado o quarto maior clube do Uruguai – atrás apenas de Peñarol, Nacional e Defensor. Ao todo, a equipe tem quatro títulos da Primeira Divisão do Campeonato Uruguaio.

Na edição de 2020, o clube alvinegro acabou ficando na penúltima posição e foi rebaixado à Segunda Divisão depois de 50 anos na A. Mas voltou à elite em 2022 e no ano passado conquistou a vaga no torneio da Conmebol depois de terminar na oitava posição geral.

O Danubio também é conhecido como “a universidade do futebol” por ter revelado grandes jogadores, como Álvaro Recoba e Marcelo Zalayeta, que jogaram a Copa do Mundo de 2002, e o centroavante histórico Edinson Cavani.

continua após a publicidade

O meia David Terans, que atuou pelo Furacão entre 2021 e 2023 e participou do título da Sula de 2021, também jogou na equipe entre 2017 e 2018.

A casa do clube uruguaio é o Estádio Jardines del Hipódromo, que fica localizado no bairro de mesmo nome e que tem capacidade para 18 mil pessoas, mas todos os jogos da Sula têm sido disputados no Centenário.

+ Danubio x Athletico: Escalações prováveis, como assistir, data e horário

continua após a publicidade

Campanha na temporada

O Danubio já fez 14 jogos na temporada por Campeonato Uruguaio, Copa Uruguaia e Sul-Americana. São cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com com 10 gols marcados e 11 sofridos.

No torneio nacional, a equipe está apenas na 10ª posição, com nove pontos, e sem vencer há cinco rodadas. No último sábado (20), o Danubio empatou em casa por 1 a 1 com o Cerro Largo. Na Copa, acabou eliminado pelo maior rival (o Defensor) nas quartas de final após derrota fora de casa.

Já na Sul-Americana, os alvinegros venceram o Rayo Zuliano por 2 a 0 na Venezuela, mas só empataram com o Sportivo Ameliano por 0 a 0, em casa. Na primeira fase desta edição, o time passou pelo Montevideo Wanderers.

Novo técnico, destaques e time-base

Alejandro “Turco” Apud e seu auxiliar

Os resultados ruins da temporada, inclusive, fizeram o Danubio trocar de treinador. Mario Saralegui saiu do comando e Alejandro “Turco” Apud (ex-Liverpool-URU, Racing-URU e Boston River) assumiu. O novo treinador estreou no empate do fim de semana.

O elenco tem vários veteranos como o goleiro Mauro Goicoechea (36 anos), o meia Santigo Romero (34 anos) e os atacante Gabriel Leyer (33 anos) e Sebastián Fernández (38 anos).

Este último é o artilheiro do time em 2024, com três gols – uma curiosidade é que o centroavante jogou o Mundial de 2010. Já o zagueiro Matías Fracchia, do Chile, é o único estrangeiro do grupo

Um time-base tem Goicoechea; Lucas Ferreira, Etchebarne, Fracchia e Ancheta; Ignacio Pintos, Romero, Kevin Lewis e Leyes (Sanseviero); Rossi e Sebastián Fernández.

Athletico e Danubio já se enfrentaram por um amistoso em 2013

Athletico e Danubio se enfrentam pela primeira vez em jogos oficiais, mas os times já duelaram por um amistoso preparatório em 2013. O confronto terminou 1 a 1, e o Furacão relembrou o encontro nesta terça-feira (23).

Danubio, adversário do Athletico
Exit mobile version