Um grupo de torcedores do Athletico vai apresentar, nesta quinta-feira (13), o projeto de um museu digital dedicado à história do clube. O lançamento do Museu Virtual da História Atleticana está marcado para às 19h, no Teatro Cleon Jaques, localizado no Parque São Lourenço.

O projeto é uma iniciativa independente da direção do clube. Os idealizadores são integrantes da “Associação Nosso Atlético”, grupo crítico à atual diretoria. Eles, porém, descartam o rótulo de oposição e dizem que o novo museu virtual está aberto à colaboração de todos os atleticanos.

Quem está à frente do projeto é o médico Murilo César Santos, que atuou no clube entre 1993 e 2004. Ele diz que a ideia de lançar um museu virtual surgiu de uma demanda recorrente da torcida, que nunca encontrou respaldo da diretoria.

“O Athletico, como todos os grandes times do mundo, tem que ter o seu museu. A história do clube começou bem antes de 1924, e se confunde com a história de Curitiba e do Paraná. Isso tem que ser valorizado, contado, não pode ficar esquecido nem deixado para trás. É uma história muito rica. Então era um sonho nosso ter um museu. Uma vez que hoje não temos a possibilidade de um museu físico na Baixada, vamos ter um museu virtual, em todos os atleticanos vão poder interagir e colaborar”, diz Murilo.

Museu terá acervo reunido por pesquisador

Murilo Santos atuou como médico do Athletico por 11 anos. (Foto: Reprodução)

O Museu Virtual da História Atleticana contará com o acervo do professor Heriberto Ivan Machado, um dos principais pesquisadores do futebol paranaense e autor de diversos livros sobre a história do Athletico e do esporte no estado.

“Contamos com a ajuda fantástica do professor Heriberto, que tem um acervo imenso de fotografias, dados e documentos. Vamos aproveitar todo esse material, além do que diversos outros atleticanos, que estão colaborando, estão nos cedendo. Queremos que todos tenham acesso a isso, em um museu interativo. As pessoas terao oportunidade de fazer uploads, participar com fotos, histórias. Será muito participativo, como deve ser o Athletico”, afirma.

Um dos destaques do acervo será o resultado de uma pesquisa inédita coordenado por Heriberto, que reúne as fichas técnicas de mais de 3 mil jogos do clube, ao longo de 101 anos de história.

Torcida ajudará a desenvolver o projeto

Segundo Murilo, a participação da torcida irá desenvolver cada vez mais o projeto, que será lançado ainda em um estágio inicial. 

“Faremos o lançamento de um projeto em encubação. Depois vamos começar a construção efetiva, com a colaboração de todo mundo que puder mandar fotos, histórias, registros, documentos. Mas já é um projeto bem encaminhado e avançado. A ideia é deixar totalmente disponível até o final do ano. E se a vida nos permitir, o Athletico um dia terá seu museu físico na Baixada”, explica.

Quem quiser participar do lançamento do Museu Virtual da História Atleticana deve confirmar presença antecipadamente e gerar um ingresso gratuito no site oficial.

Siga o UmDois Esportes