Brasileirão

Carille adota esquema com três zagueiros e cobra o Athletico: “Tem que jogar mais”

Fábio Carille

Fábio Carille, técnico do Athletico

O técnico Fábio Carille definiu um time com três zagueiros como o novo sistema tático do Athletico. O treinador já utilizou o 3-5-2, com variações para o 3-4-3, na derrota por 1 a 0 para o América-MG, sábado (30), no Independência. Na coletiva pós-jogo, o treinador projetou um time mais equilibrado e mais ofensivo com esse desenho.

continua após a publicidade

“Este é o novo sistema daqui para frente, é assim que eu começo a trabalhar. A gente acredita muito que o sistema com três defensores ali vai dar um suporte maior, vai ter um equilíbrio maior e vamos conseguir ser agressivos”.

+ América-MG 1×0 Athletico: ficha e fotos

O Athletico já havia utilizado um esquema com três zagueiros na temporada passada, ainda com Alberto Valentim. O time, porém, tinha voltado ao tradicional 4-3-3 na temporada atual. Com seis jogos no comando rubro-negro (três vitórias e três derrotas), Carille explicou o que motivou a volta aos três zagueiros.

“A característica do elenco. O Athletico montou seu grupo para três zagueiros no início. Em 15 dias de trabalho, está cada vez mais claro na nossa cabeça. Percebo também que os jogadores gostam, a gente tem que respeitar isso”.

continua após a publicidade

Carille também comentou sobre as variações que o sistema com três zagueiros possibilitam. Além de escalar atacantes como Canobbio, Vitinho e Cuello como alas, o técnico do Furacão estuda colocar o lateral-esquerdo Abner como um zagueiro pelo lado esquerdo.

“A gente tem discutido muito sobre isso. Pode ser o Abner por dentro (como zagueiro pela esquerda), pela qualidade de saída, tem altura e pode melhorar a questão defensiva ali. O Abner já fez bons jogos como ala também, chegando e sendo decisivo”.

No primeiro jogo com três zagueiros, o Athletico perdeu para o América-MG por 1 a 0. Antes, o clube já tinha passado em branco diante de São Paulo (4 a 0) e Atlético-MG (1 a 0). O time só balançou as redes no Brasileirão no 1 a 0 sobre o Flamengo. Carille criticou a lentidão diante do Coelho e cobrou o time.

continua após a publicidade

“A gente deixou o jogo lento mais uma vez. Quando a gente conseguiu trocar passe com velocidade, a gente conseguiu envolver o adversário. Se a gente tem objetivos durante o ano, tem que jogar mais, tem que melhorar”.

+ Veja a tabela completa do Brasileirão

O Athletico volta a campo diante do The Strongest, pela quarta rodada da Libertadores. A partida será na terça-feira (3), às 19h15, no Hernando Siles, em La Paz.

O próximo jogo do Rubro-Negro pelo Brasileirão será contra o Ceará. O duelo da quarta rodada está marcado para sábado (7), às 20h30, na Arena da Baixada.

Exit mobile version