Mesmo sem ter completado um ano de Athletico, o técnico Odair Hellmann é o quarto técnico mais longevo da Série A. O treinador subiu no ranking após as demissões de Dorival Júnior (Corinthians) e Gilmar Dal Pozzo (Chapecoense) nesta semana. Ao todo, o Brasileirão já teve 10 quedas de treinadores, com média de um por rodada.

Odair Hellmann foi anunciado pelo Furacão em 21 de maio de 2025, desde então são 323 dias à frente do clube. O comandante rubro-negro só fica atrás de Abel Ferreira (5 anos e 161 dias no Palmeiras), de Rogério Ceni (2 anos e 213 dias no Bahia) e de Rafael Guanaes (1 ano e 26 dias no Mirassol) na lista.

Odair já viveu altos e baixos no comando do Athletico. O treinador chegou com objetivo de conquistar o acesso em 2025 — e conseguiu. No entanto, conviveu com momentos de pressão na temporada passada (ficou sete jogos sem vencer, sofreu viradas duras, por exemplo) e nesta (eliminação para o Londrina nas semifinais do Paranaense).

No total, o Papito tem 43 jogos, sendo 21 vitórias, sete empates e 15 derrotas. O aproveitamento é de 54%. O treinador gaúcho também tem o terceiro trabalho mais longevo do Athletico na última década, atrás apenas de Tiago Nunes e Paulo Autuori.

“Me sinto estável, seguro, pelo dia a dia que eu tenho com a direção, com o presidente [Mario Celso Petraglia], [Marcio] Lara, todo mundo, jogadores. Mas não tem como se acomodar. O contrato de um treinador são nove ou doze pontos. Quem está internamente é quem tem que avaliar se vai passar junto aquele processo. No ano passado, a gente passou juntos e deu certo. A chance de dar certo é a continuidade até o limite. A continuidade é mais fácil do que alguém novo chegar e tentar mexer em algo, aí pode desestruturar de vez”, disse o treinador dias antes de completar 10 meses de trabalho..

Além de completar um ano de Furacão, Odair também tenta um feito inédito da Era Petraglia, desde 1995: ser o primeiro treinador a completar uma temporada inteira no comando da equipe.

Ranking do técnicos mais longevos do Brasileirão:

  1. Abel Ferreira (Palmeiras) –  5 anos e 161 dias
  2. Rogério Ceni (Bahia) – 2 anos e 213 dias
  3. Rafael Guanaes (Mirassol) – 1 ano e 26 dias
  4. Odair Hellmann (Athletico) – 323 dias
  5. Jair Ventura (Vitória) – 197 dias
  6. Luis Zubeldía (Fluminense) – 196 dias
  7. Vagner Mancini (Bragantino) – 161 dias
  8. Fernando Seabra (Coritiba) – 122 dias
  9. Luís Castro (Grêmio) – 118 dias
  10. Paulo Pezzolano (Internacional) – 112 dias
  11. Eduardo Domínguez (Atlético-MG) – 44 dias
  12. Renato Gaúcho (Vasco) – 37 dias
  13. Leonardo Jardim (Flamengo) – 36 dias
  14. Léo Condé (Remo) – 36 dias
  15. Roger Machado (São Paulo) – 30 dias
  16. Cuca (Santos) – 21 dias
  17. Artur Jorge (Cruzeiro) – 18 dias
  18. Franclim Carvalho (Botafogo) – 7 dias
  19. Fábio Matias (Chapecoense) – 4 dias
  20. Fernando Diniz (Corinthians) – 3 dias

Siga o UmDois Esportes