Carlo Ancelotti irá anunciar, na próxima segunda-feira, a lista de convocados da Seleção Brasileira para os jogos finais das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. Alguns nomes da pré-lista de convocados já são conhecidos, principalmente, do torcedor do Athletico.
Revelados no CT do Caju, o zagueiro Léo Pereira (Flamengo), o lateral-esquerdo Alex Sandro (Flamengo) e o meio-campista Marcos Antônio (São Paulo) estão na lista do treinador italiano.
Léo Pereira é titular absoluto no Flamengo

Joia da base atleticana, Léo Pereira chegou a ser emprestado no início da sua carreira para o Guaratinguetá, Náutico e Orlando City, dos Estados Unidos, até se firmar no Furacão, sendo campeão da Sul-Americana de 2018, da Copa do Brasil de 2019 e da Levain Cup, também em 2019.
Léo Pereira foi vendido ao Flamengo na temporada de 2020 por cerca de R$ 32 milhões. Desde então, o defensor é um dos destaques do clube carioca, faturando oito títulos: Brasileirão (2020), Copa do Brasil (2022 e 2024), Supercopa do Brasil (2024), Libertadores (2022), Recopa Sul-Americana (2020) e Carioca (2020 e 2021).
Alex Sandro rodou pelo mundo e ergueu mais de 20 títulos

O lateral-esquerdo Alex Sandro chegou ao Athletico ainda para a categoria Sub-15. A sua estreia no time profissional ocorreu apenas em 2008. Na temporada seguinte, o jogador teve mais chances no Furacão. Já em 2010, o lateral foi negociado com o Santos. Na sequência, Alex Sandro se transferiu para o futebol europeu, atuando no Porto por cinco temporadas e na Juventus, da Itália, por nove temporadas.
O retorno ao futebol brasileiro ocorreu no ano passado. Com passagens pela seleção brasileira, tendo sido campeão da Copa América (2019) e participação na Copa do Mundo de 2022, o experiente atleta, de 34 anos, foi multicampeão. São mais de 20 títulos na carreira.
Marcos Antônio “fugiu” e foi processado pelo Athletico

A história mais curiosa é a do meio-campo Marcos Antônio, conhecido nas categorias de base do Athletico como Marcos Bahia. Atualmente no São Paulo, o meia de 25 anos nunca jogou pelo time profissional do Furacão. Com passagens pela base da seleção, Marcos Antônio terá a primeira oportunidade na principal do Brasil.
Por causa de um impasse na assinatura de contrato profissional do atleta com o Athletico, Marcos Antônio ficou na “geladeira” do CT do Caju por mais de seis meses, até a metade de 2018. Por causa da situação, ele também foi cortado da disputa de uma Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O Rubro-Negro chegou a processar o atleta na Fifa, cobrando 30 milhões de euros por quebra de contrato, mas acabou tendo a causa perdida.
Após deixar a Baixada, Marcos Antônio ficou livre no mercado e acertou sem custos com o Estoril, de Portugal. A passagem pela modesta equipe portuguesa foi rápida e, logo na sequência, o meio-campista foi anunciado como reforço do Shakhtar, da Ucrânia.
Foram quatro temporadas como um dos destaques da equipe ucraniana, antes de acertar a transferência para a Lazio, da Itália. Ele ainda defenderia o PAOK, da Grécia, por uma temporada, antes de ser contratado pelo São Paulo, em 2024.
Confira os nomes na pré-lista de convocados da seleção
- Neymar (Santos)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Raphinha (Barcelona)
- Éder Militão (Real Madrid)
- Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Marcos Antônio (São Paulo)
- Paulo Henrique (Vasco)
- Vitinho (Botafogo)
- Alex Telles (Botafogo)
- Alexsandro (Lille)
- Andrey Santos (Chelsea)
- Gabriel Brazão (Santos)
- Danilo (Botafogo)
- Samuel Lino (Flamengo)
- João Pedro (Chelsea)
- Alex Sandro (Flamengo)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Léo Pereira (Flamengo)
- Jean Lucas (Bahia)
Os comandados de Ancelotti se apresentam no dia 1º de setembro na Granja Comary, em Teresópolis. A seleção enfrenta o Chile, no dia 4, no Maracanã, e a Bolívia, no dia 9, em El Alto.