Uma parceria entre o Coritiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelou um documento histórico bastante curioso, que estava há décadas escondido: a ficha de sócio alviverde do presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia.
O registro mostra a admissão de Petraglia como sócio do Coxa em 1962. Uma história que já havia sido revelada pelo dirigente do Furacão em 2015, em uma entrevista coletiva, para o anúncio de um novo patrocinador em conjunto com o rival.
“Eu cansei de assistir a jogo lá (Couto Pereira). Fui sócio do Coritiba porque ia nos bailes de carnaval namorar as coxas-brancas. Então, assistia aos Atletibas nas cadeiras. Hoje eu não vejo mais de forma romântica essa situação de convivência”, disse Petraglia na ocasião.
O presidente rubro-negro voltou a falar do assunto meses depois, em uma entrevista ao canal Fox Sports.
A história podia até ser conhecida, mas o documento que atesta a passagem de Petraglia pelo quadro associativo do Coxa seguia incógnito, em meio a milhares de documentos, que agora estão sob a guarda da UFPR.
O projeto “Coritiba, Curitiba e a História da Nossa Gente” vai organizar, catalogar e digitalizar todos os ítens do acervo do clube. Futuramente, todo o material estará disponível para consulta pública.