Bastidores

Athletico: Petraglia manda conselheiro "calar a boca" após cobrança

Por
Vinicius Cordeiro
18/02/2025 17:58 - Atualizado: 18/02/2025 21:30
Petraglia, presidente do Athletico
Petraglia, presidente do Athletico | Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Administrativo do Athletico, mandou o conselheiro Fernando Azevedo "calar a boca" durante a reunião extraordinária de segunda-feira (17). O encontro definiu Flavio Ribeiro Bettega como o segundo vice-presidente da atual gestão.

Em uma nota de repúdio, Azevedo relatou que fez cobranças a Petraglia e ao presidente do Conselho Deliberativo, Aguinaldo Coelho, para respeitarem o artigo do estatuto que aponta o "direito dos sócios" em serem ouvidos pela atual administração.

Veja também
+ Apostas no Campeonato Paranaense: Palpites e dicas em 2025
+ Athletico fez manobra para definir novo vice de Petraglia

"O senhor [Petraglia], incomodado com a minha cobrança, começou a me atacar dizendo que eu estava querendo mandar no Clube, me dizendo que se eu quisesse mandar, era para mim montar uma chapa para 2027 e concorrer ao cargo de presidente do clube", detalhou o conselheiro.

"Eu falei sobre eu não estar querendo mandar em nada, apenas pedindo para ser respeitado o Art 13. Foi então que o senhor me mandou CALAR A BOCA. Eu agradeci e larguei o microfone. Não iria cair na armadilha de responder no mesmo tom e sofrer com a Câmara de Ética do Clube", completou Fernando.

Conselheiro faz parte de movimento que busca transparência no Athletico

Fernando Azevedo é um dos coordenadores do movimento "Nosso Athletico", um grupo de torcedores que faz cobranças de maior transparência à atual gestão.

O movimento, que nega ser o início de uma chapa de oposição, conseguiu mais de 6 mil assinaturas de torcedores rubro-negros em um abaixo-assinado com cobranças e sugestões. O documento, que pedia inicialmente a saída de Petraglia, foi protocolado no clube em 28 de janeiro, mas não teve nenhuma resposta.

Diante da situação, o conselheiro aponta que o dirigente está interessado "em manter o poder e o controle do que em ter maior transparência para como os sócios e torcedores". Além disso, Fernando Azevedo disse que vai protocolar a nota de repúdio no Conselho de Ética.

"Essa atitude é um atentado à minha dignidade e ao meu direito de expressar minhas opiniões e críticas como membro do Conselho. Não irei me calar, sua fala me da mais forças para continuar lutando", completou.

Leia a íntegra da nota de repúdio do conselheiro a Petraglia

Ao Presidente do Conselho Administrativo do Club Athletico Paranaense, Sr Mário Celso Petraglia.

Meu repúdio é dirigido ao seu comportamento inaceitável e antidemocrático durante a reunião do Conselho Deliberativo realizada ontem 17/02/25, quando após eu cobrar sobre uma maior resposta tanto do Sr quanto do Sr Aguinaldo Coelho, Presidente do Conselho Deliberativo sobre respeitar o nosso Estatuto, na parte do direito dos sócios, Art 13 Inciso II, “Ser Ouvido Perante a Administração do Clube”.

Pois bem, fizemos um manifesto com mais de 6500 assinaturas, entre eles, Conselheiros, Sócios e Torcedores. Protocolamos no clube dia 28/01 e não obtivemos nenhuma resposta. O Sr incomodado com a minha cobrança, começou a me atacar dizendo que eu estava querendo mandar no Clube, me dizendo que se eu quisesse mandar, era para mim montar uma chapa para 2027 e concorrer ao cargo de presidente do clube. Eu falei para o Sr sobre eu não estar querendo mandar em nada, apenas pedindo para ser respeitado o Art 13. Foi então que o Sr me mandou CALAR A BOCA. Eu agradeci e larguei o microfone. Não iria cair na armadilha de responder no mesmo tom e sofrer com a Câmara de Ética do Clube.

Essa atitude é um atentado à minha dignidade e ao meu direito de expressar minhas opiniões e críticas como membro do Conselho. Além disso, é um exemplo de como o Sr está mais interessado em manter o poder e o controle do que em ter maior transparência para como os sócios e torcedores.

Como Presidente do Conselho Administrativo, é sua responsabilidade garantir um ambiente de respeito e transparência nas reuniões do Conselho. No entanto, sua atitude demonstra uma falta de respeito pelos membros do Conselho e pelos sócios do Clube.

Não irei me calar, sua fala me da mais forças para continuar lutando pelos direitos dos sócios e torcedores. Essa mesma carta irei protocolar no Conselho de ética do Clube, para que seja apurado o caso.

Atenciosamente

Fernando Félix de Azevedo
Conselheiro Gestão 2023/2027
18/02/2025

Siga o UmDois Esportes

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Formado pela PUCPR, trabalhou por dois anos nas editorias de Esportes e Cidades da Gazeta do Povo. Entre 2019 e 2024, atuou como repórter em diversas coberturas de Política pelo Paraná Portal, antigo parceiro do UOL. Desde 2021, p...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville

Athletico: Petraglia manda conselheiro "calar a b...