O Athletico será um dos representantes da comissão da Futebol Forte União (FFU) para conversar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) sobre a criação de uma liga única para organizar e comercializar os direitos do Campeonato Brasileiro.

Na última quinta-feira (9), os clubes da FFU se reuniram na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, e decidiram que a comissão será formada por Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico; Alessandro Barcellos, do Internacional; Mattheus Reis e Montenegro, do Fluminense; Cristiano Dresch, do Cuiabá; e Adson Batista, do Atlético Goianiense, além de Alexandre Cordeiro, vice-presidente de Relações Institucionais do Vasco.

Os presidentes de Corinthians, Osmar Stabile, e Botafogo-SP, Adalberto Baptista, entraram como convidados na comissão. O Timão não faz parte da liga, mas vendeu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, que estão com contrato em vigor, junto com a FFU.


“Os encaminhamentos da reunião gerarão resultados concretos para o futebol brasileiro e satisfizeram os associados representados na Assembleia, que aprovaram a formação de uma comissão de clubes da FFU responsável tanto pelos processos de adequação e modernização da associação quanto pela aproximação junto à CBF”, informou a FFU.


Atualmente, os clubes estão divididos em duas ligas que venderam os direitos do Campeonato Brasileiro até 2029. No momento, a Record e a CazéTV transmitem um jogo por rodada dos clubes da FFU. A Globo tem direito de nove das dez partidas e o Amazon Prime Vídeo passa com exclusividade um confronto.

A Globo ainda comprou com exclusividade os direitos para todas as plataformas dos clubes da Libra, a outra liga de clubes.

FFU vive momento turbulento com pedido de saída do Operário

A reunião da última quinta-feira (09) foi a primeira dos clubes da FFU sem a presença da Sports Media Entertainment, que adquiriu entre 10% e 20% dos direitos de arena, dependendo do acordo. A atuação da investidora é questionada por diversos times, principalmente após a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que impediu o bloco de restringir a saída de qualquer clube.

O Cade se manifestou após um pedido do CSA, que hoje está na Série D e questionou as cláusulas impostas pela investidora Sports Media Participações S.A. para quem quisesse sair da liga. O Operário, que disputa a Série B, foi o mais incisivo e informou que vai recomprar os direitos de mídia repassadas para a empresa.

Na última terça-feira (07), o Operário enviou um requerimento para o Cade com solicitação para mudar o advogado que o representa. Até então, a FFU era quem constituia o advogado, mas o Fantasma indicou que sua defesa será feita por Eric Hadmann Jasper. Caso tenha sucesso na recompra dos direitos, o clube paranaense abre brecha para outros times que querem sair do bloco.

Recentemente, o Operário solicitou que a Sports Media mostre “o valor de recompra apurado na forma do Contrato, acompanhado das respectivas memórias de cálculo, bem como a relação dos contratos de comercialização vigentes que incluam direitos do Clube, com indicação de partes, objeto, prazo, valores e parcela atribuível ao Clube”.

O Fantasma ainda questionou a participação da Live Mode, responsável pela venda dos direitos de transmissão e também dona da CazéTV, que comprou um jogo por rodada da Série A. Segundo o Alvinegro, existe “conflito de interesse na escolha pelo Investidor da agência Livemode para comercialização dos direitos, que hoje atua como sócia dos direitos de transmissão da LFU, comercializadora e transmissora, via CazéTV”.

Álvaro Góes, presidente do Grupo Gestor do Operário. (Foto: André Jonsson/Operário)

Confira a nota da FFU

A Futebol Forte União (FFU) esteve reunida nesta quinta-feira (09/07) para a realização de Assembleia Geral que contou com a participação de 22 clubes e tratou de temas ligados ao futuro do futebol brasileiro. Entre os assuntos debatidos estão a busca pela constituição de uma Liga única, por meio de diálogos com a CBF e a Libra, e melhorias na governança da FFU e em seus acordos internos, com o objetivo de preparar seus associados para este novo momento do esporte nacional.

Os encaminhamentos da reunião gerarão resultados concretos para o futebol brasileiro e satisfizeram os associados representados na Assembleia, que aprovaram a formação de uma comissão de clubes da FFU responsável tanto pelos processos de adequação e modernização da associação quanto pela aproximação junto à CBF. A comissão é formada por Alessandro Barcellos, representante do Internacional; Mário Celso Petraglia, representante do Athletico; Mattheus Reis e Montenegro, representante do Fluminense; Alexandre Cordeiro, representante do Vasco da Gama; Cristiano Dresch, representante do Cuiabá; e Adson Batista, representante do Atlético Goianiense. Também participam, como convidados, Adalberto Baptista, representante do Botafogo-SP; e Osmar Stabile, representante do Corinthians.

Siga o UmDois Esportes