Memphis Depay, astro do Corinthians, criticou os gramados sintéticos do futebol brasileiro após a vitória no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil sobre o Athletico. Sem citar o campo da Arena da Baixada, o atacante usou as redes sociais para se manifestar.

“A grama artificial mata o jogo. Brasil quando vocês vão ouvir os jogadores?”, publicou o atacante, que alcançou a marca de 50 jogos pelo Corinthians, em seu perfil no X.

Depay fez referência à campanha que diversos jogadores brasileiros fizeram no início deste ano. Liderados por Neymar, Gabigol, Philippe Coutinho e Thiago Silva, os atletas fizeram postagens simultâneas a favor do fim dos gramados sintéticos.

A postagem do atacante do Corinthians surge após uma nova experiência em um campo sintético do futebol brasileiro. No país, o Athletico foi pioneiro na adoção desse tipo de gramado, que tem certificação Fifa Quality Pro – a mais alta do nível internacional – por grama natural.

Após a iniciativa liderada pelo presidente Mario Celso Petraglia, outras equipe começaram a investir na troca de gramados naturais para artificiais. Casos do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, Nilton Santos, do Botafogo, e Arena MRV, do Atlético-MG, na Série A.

Athletico vai manter sintético na Arena da Baixada

Campo da Arena da Baixada está perto de completar dez anos de uso. (Foto: José Tramontim/Athletico)

Prestes a completar dez anos de instalação na Arena da Baixada, o gramado artificial do estádio do Athletico não está com os dias contatos para ser substituído por grama natural.

Apesar da insatisfação dos jogadores com as condições do campo, o clube descartou a possibilidade de mudar para a grama natural. Em posicionamento por meio da assessoria de imprensa, o Furacão ressaltou que não há estudos ou evidências de que o tapete prejudique o jogo ou mesmo eleve o risco de lesões.

“A Arena da Baixada seguirá com gramado sintético, consolidando-se como referência em inovação, qualidade e sustentabilidade”, afirmou o clube.

A última certificação do campo foi obtida em 7 de fevereiro de 2025 e tem validade até 6 de fevereiro de 2026, no mês em que a utilização do sintético completa dez anos na Arena.

Siga o UmDois Esportes