O CEO de Negócios do Athletico, Alexandre Mattos, detalhou como funcionará a parceria do clube com o Ajax, da Holanda, firmada no começo de outubro. Segundo o dirigente, o objetivo é fortalecer ainda mais os processos para captação e desenvolvimento de atletas.
“Ambos os clubes já têm processos mundialmente conhecidos. Os cases de sucesso, tanto do Ajax quanto do Athletico são imensamente conhecidos. A ideia de formar, pegando um pouco de cada escola, um pouco de cada profissional e juntando, para formar uma rede de captação, vai ser um grande benefício dessa nossa parceria”, explicou Mattos.
Representantes do clube holandês estiveram no Brasil há algumas semanas e acompanharam os processos do Athletico dentro do CT do Caju. A troca de conhecimentos seguirá de forma on-line, e o Furacão também vai fazer uma visita nas instalações do Ajax. O acordo é de cinco anos, até o fim de 2028.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Os clubes estão entre os que mais tiveram superávit com vendas de jogadores nos últimos 10 anos, segundo levantamento recente do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES). O Ajax foi o segundo clube do mundo com maior captação (434 milhões de euros). O Furacão ficou na 16ª posição, com 184 milhões de euros, sendo o melhor brasileiro da lista.
Foco no mercado argentino e uruguaio a nível continental
Além de abrir portas para o Athletico na Europa, Mattos explicou que o foco desta união entre os clubes, primeiramente a nível continental, será na captação de talentos também no futebol argentino e no uruguaio.
No elenco sub-20 hoje, por exemplo, o Furacão tem dois meias argentinos: Kevin Colli e o Lautaro. No principal, o clube também tem dado mais espaço para os “gringos”. O lateral Lucas Esquivel e o meia Zapelli, inclusive, chegaram neste ano.
“O Athletico já vem se destacando em ser um dos melhores naquilo que faz, em termos de gestão, futebol de alto nível e de captação e desenvolvimento de atletas. Mas vamos buscar sempre com os melhores, e o Ajax se encaixa nisso, mais expertise, mais conhecimento, ideias e colocando o Athletico ainda mais em nível continental”, declarou.
“Pensando a nível continental, países como Argentina e Uruguai são focos que vão ser ainda mais explorados agora com as duas marcas juntas. Também a mundial, assim como o Ajax já tem”, acrescentou Alexandre Mattos.