Brasileirão

Lanterna do returno, Athletico encara dois confrontos diretos após Data Fifa

Por
Luana Kaseker
08/10/2024 14:17 - Atualizado: 08/10/2024 14:17
Lucho tem 10 dias para preparar o Athletico
Lucho tem 10 dias para preparar o Athletico | Foto: Ernani Ogata/Gazeta Press

Pior time do returno do Brasileirão, o Athletico encara dois confrontos diretos logo após a Data Fifa em busca de se afastar da zona de rebaixamento. O Furacão enfrenta os também ameaçados Corinthians (18º colocado) e Fluminense (16º).

O duelo contra o Timão será na quinta-feira (17), às 20h, na Arena Corinthians, em São Paulo, pela 30ª rodada. Na sequência, pega o Flu na terça-feira (22), às 19h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida atrasada da 17ª rodada.

O elenco do Furacão voltou aos treinos nesta terça-feira (8), depois de dois dias de folga. Lucho González terá 10 dias para preparar a equipe, que não contará o lateral-direito Madson e zagueiro Kaique Rocha, ambos suspensos.

+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky

Furacão é lanterna do returno e vive bipolaridade em jogos como mandante e visitante

O Athletico está na 15ª posição, com 31 pontos, a dois do Vitória, equipe que abre a ZR. A derrocada do Furacão no Brasileirão se dá, principalmente, pela campanha feita no returno.

Após a 19ª rodada (com dois jogos a menos), o Rubro-Negro estava na 10ª posição, com 25 pontos conquistados no primeiro turno. Desde então, a equipe só conquistou uma vitória (contra o Cuiabá por 2 a 1, fora de casa), tem outros três empates e seis derrotas. Ou seja, somou apenas seis pontos. A campanha é a pior dentre os 20 clubes neste returno.

+ Confira a tabela completa do Brasileirão 2024

O que mais tem complicado o Athletico nesta Série A são os jogos na Ligga Arena. O clube faz sua pior temporada da história dentro de casa. Nesta edição, o Furacão tem apenas a 18ª campanha como mandante, com 15 pontos, sendo quatro vitórias, três empates e seis derrotas, com aproveitamento de 38,4%.

A última vitória na Ligga Arena no campeonato foi diante do Criciúma por 3 a 1, pela oitava rodada, no dia 13 de junho. Ou seja, o time vem de nove jogos sem vitória em casa e vai completar quatro meses de jejum.

Por outro lado, o Athletico tem a quinta melhor campanha como visitante. Em 14 partidas, são 16 pontos conquistados, com quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas, para um aproveitamento de 38,1%.

E é nesta boa fase fora de casa, principalmente, que a equipe se apega para pontuar nos dois confrontos diretos dos próximos jogos. Mas, para evitar o rebaixamento, o Furacão precisará melhorar o aproveitamento como mandante e, claro, vencer os demais concorrentes diretos, como Vitória, Atlético-GO e Bragantino.

Para atingir o número mágico de permanência (45 pontos), o Athletico vai precisar de mais 14 pontos. Para isso, precisa então de quatro vitórias e dois empates em 11 jogos (são seis como mandante e quatro como visitante).

Lista de jogos que ainda faltam para o Athletico no Brasileirão 2024

  • Corinthians x Athletico - Brasileirão - 17/10 (quinta-feira), às 20h - Neo Química Arena, em São Paulo
  • Fluminense x Athletico - Brasileirão - 22/10 (terça), às 19h30 - Maracanã, no Rio de Janeiro (jogo atrasado)
  • Athletico x Cruzeiro - Brasileirão - 26/10 (sábado), às 18h30 - Ligga Arena, em Curitiba
  • Athletico x Vitória - Brasileirão - sem data
  • São Paulo x Athletico - Brasileirão - sem data
  • Athletico x Atlético-GO - Brasileirão - sem data
  • Bahia x Athletico - Brasileirão - sem data
  • Athletico x Fluminense - Brasileirão - sem data
  • Athletico x Bragantino - Brasileirão - sem data
  • Atlético-MG x Athletico - Brasileirão - sem data
  • Athletico x Atlético-MG - Brasileirão - 19ª rodada - sem data (jogo atrasado)

Siga o UmDois Esportes

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Gestão, Comunicação e Marketing no Esporte pela Uninter. Desde 2017, atua na área de esportes como repórter da Gazeta do Povo e agora do UmDois Esportes, participando das cobertu...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville