O Athletico marcou sete gols nos últimos quatro jogos (Bragantino, Grêmio, Botafogo e América-MG) e todos tiveram participações dos gringos titulares do elenco. O quarteto formado por Lucas Esquivel, Bruno Zapelli, Cuello e Canobbio (além de Arriagada, que tem sido opção de Wesley Carvalho) se denominam de “La banda”.
O lateral-esquerdo Esquivel tem recebido elogios da torcida pelas partidas seguras, principalmente porque atua recuado, na linha de três zagueiros do Furacão. Das últimas rodadas, foi dele o passe para o gol de Kaique Rocha, que deu a vitória de virada sobre o Grêmio, pela 27ª rodada.
O argentino chegou ao Furacão em maio, que o contratou por US$ 2 milhões (R$ 10 milhões na cotação atual) do Unión de Santa Fé. Sem muito tempo para adaptação, assumiu a vaga na esquerda pela falta de opções. Esquivel conquistou suas primeiras convocações para a seleção argentina, na últimas Datas Fifas, vestindo e se destacando com a camisa rubro-negra.
O meia Zapelli chegou ao Athletico na janela de meio de ano, em julho, passou alguns jogos no banco de reservas, mas desde o duelo com o Flamengo, pela 23ª rodada, assumiu a titularidade e não saiu mais.
Dos últimos jogos, deu passe para o gol de Pablo contra o Bragantino e marcou um gol sobre o Grêmio. Com três participações em gols em 12 jogos pelo Athletico, o argentino caminha para seu melhor desempenho na carreira – o melhor em números consolidados ainda é pelo Belgrano, com quatro participações em gols em 24 partidas em 2023.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Canobbio e Cuello já estão em sua segunda temporada pelo Athletico. Os dois viveram momentos de instabilidade, foram criticados pela torcida, mas se encontraram agora como alas, na nova formação do time.
Canobbio sempre se destacou por sua entrega, mas agora tem traduzido o desempenho em assistências e gols. O camisa 14 balançou as redes cinco vezes e deu nove passes para gols, em 47 jogos, sendo sua melhor temporada da carreira. Diante do América-MG deu assistências para os gols de Pablo e Vitor Bueno.
Já Cuello é quem mais vem surpreendendo a torcida. O jogador, que não marca desde janeiro, se reinventou na posição, tem sido destaque do time nos últimos jogos e deu assistências nos jogos contra Botafogo e América-MG. O camisa 28, inclusive, igualou o número de participações em gols de 2022, oito em 47 partidas.
“Com Canobbio, eu tenho uma relação muito boa. A gente concentra junto. A gente vibra com os momentos de cada um. Nos damos bem com todo mundo, com os estrangeiros. Tratamos de dar o nosso melhor para ajudar o time”, comentou Cuello sobre a parceria com Canobbio e os demais gringos.
Com os estrangeiros, o Athletico volta a campo contra o São Paulo no domingo (29), às 16h, novamente na Ligga Arena. O Furacão segue no pelotão de cima e na briga pelo G4 – é o quinto colocado, com 48 pontos, a dois do quarto colocado Palmeiras.
