Transmissões

Justiça mantém sentença favorável ao Athletico contra a Globo em ação polêmica

Por
Luana Kaseker
27/01/2025 15:20 - Atualizado: 27/01/2025 15:24
Câmera de transmissão na Ligga Arena
Câmera de transmissão na Ligga Arena | Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

A Justiça manteve a decisão favorável ao Athletico em ação da Globo por causa dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e a Lei do Mandante.

A decisão foi em recurso e votado na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná. A decisão inicial era da 15ª Vara Cível de Curitiba, concedida em janeiro de 2024, e foi mantida na íntegra pelo TJ-PR.

A Globo também foi condenada a pagar R$ 300 mil pelas custas processuais e honorários advocatícios. A emissora já recorreu da decisão em segunda instância.

Veja também
+ Apostas no Campeonato Paranaense: Palpites e dicas em 2025
+ Augusto Mafuz e Carneiro Neto debatem "o pior Atletiba da história" e a situação do Paraná Clube

Entenda a disputa Athletico x Globo

A tese defendida pela Globo é de que o Athletico viola os contratos de exclusividade da emissora com os outros 19 times do Brasileirão, válido entre as temporadas de 2019 e 2024, ao exibir seus jogos em pay-per-view (PPV).

Por outro lado, o clube alega que, após as alterações na Lei Pelé em relação aos direitos de transmissão, somente exerceu o direito de negociar livremente os direitos dos quais é dono. O Athletico acertou com a Globo a venda das transmissões de TV aberta, mas, na contramão do futebol brasileiro, não negociou TV fechada, nem PPV.

Segundo o desembargador do TJ-PR, Márcio José Tokars, de acordo com documentos obtidos pelo jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, os pedidos da Globo não procediam, pois o Athletico não possuía contrato.

"O Clube Athletico Paranaense, enquanto mandante da partida e detentor exclusivo do direito de arena, não pode ser submetido à efeitos de contratos que não assinou, de modo que não atuou em abuso ou dolo ao ceder o respectivo direito de arena quando da vigência da aludida Medida Provisória, tratando-se de mero exercício de direito", afirmou.

"Somente seria possível a intervenção da empresa Globo em negócio jurídico travado entre o Clube Athletico Paranaense e a Livemode, caso se demonstrasse o dolo de terceiro destes últimos em relação aos contratos firmados pela Globo com os demais clubes desportivos, o que não se verificou", concluiu o desembargador.

Como tudo começou

Em 26 de outubro de 2019, o Athletico transmitiu a partida contra o Grêmio, na Arena da Baixada, pelo Brasileirão, em sua plataforma de PPV, na época chamada de Furacão Live.

O jogo não poderia ter sido exibido de acordo com a Lei Pelé, que estabelecia a divisão dos direitos de transmissão entre os dois times envolvidos. No entanto, o clube utilizou-se de uma decisão judicial de 22 de setembro, quando a Medida Provisória 984, a MP do Mandante, ainda estava em vigência, para exibir o confronto.

Um dia antes de a MP em questão caducar, o Athletico negociou seus direitos com a Livemode até 2024. A empresa, parceira do clube até hoje, comanda a CazéTV e também operacionaliza as transmissões do clube.

Siga o UmDois Esportes

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Gestão, Comunicação e Marketing no Esporte pela Uninter. Desde 2017, atua na área de esportes como repórter da Gazeta do Povo e agora do UmDois Esportes, participando das cobertu...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville

Justiça mantém sentença favorável ao Athletico co...